CI

Programa Produzindo Certo certifica 38 produtores e mais de 180 mil toneladas de soja

Produtores vão receber mais de um milhão de reais como resultado da valorização da soja certificada


Primeira fase do programa, conduzido pela Aliança da Terra, que reúne Bayer, Santander, Unilever, Yara certificou 1ª safra de milho e soja no mundo, além de impactar 62 produtores, 1260 funcionários e 152 mil hectares de terra Lançado em 2015 por um grupo de empresas - Bayer, Santander, Unilever e Yara -, o Programa Produzindo Certo tem como objetivo aumentar a produção responsável de soja no País, incentivando os produtores a se adequarem à legislação e a atenderem padrões internacionais de conformidade socioambiental.

Os produtores que participam do programa recebem todo apoio necessário para a obtenção da certificação RTRS (Round Table on Responsible Soy), que reconhece globalmente que a soja foi produzida de forma ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável. A obtenção da certificação agrega valor à safra e habilita o produtor a comercializar o grão em mercados altamente exigentes.

“O programa surgiu da necessidade da Unilever Brasil em suprir sua demanda por soja certificada e, para isso, a companhia precisava de um parceiro que tivesse expertise e credibilidade para abordar e orientar os produtores locais. Foi quando nos procuraram para que desenvolvêssemos um programa bem estruturado de certificação de soja no Brasil. O passo seguinte o foi buscar o apoio de outras empresas que atuam com o agronegócio em diferentes frentes - desde o financiamento agrícola até orientação técnica e insumos, - fechando um círculo virtuoso para o agricultor, que teria a garantia de vender os créditos provenientes da certificação para a Unilever Brasil”, afirma Aline Locks, gerente geral da Aliança da Terra.

A 1ª fase da iniciativa que reuniu Aliança da Terra, Bayer, Santander, Unilever e Yara ocorreu entre 2014 e 2015, teve como foco inicial as regiões produtoras de Uberlândia (MG) e Rio Verde (GO) e mapeou mais de 130 produtores com potencial para certificação. Desses 130 produtores mapeados, 62 aderiram ao Programa, totalizando 1.260 funcionários das fazendas e 152 mil hectares impactados pela iniciativa (sendo 103 mil hectares plantados com soja). 38 produtores alcançaram a certificação RTRS, totalizando 186 mil toneladas de soja certificada, 36 mil a mais que a meta proposta pelo programa.

Ao todo são mais de dois milhões de reais comprometidos em adequações socioambientais pelos produtores e mais de dois milhões de hectares de vegetação nativa. O produtor que plantou milho nesse mesmo período também teve o grão certificado, o que faz dele parte do primeiro grupo do mundo certificado no modelo multi crop. Os 38 produtores que atenderam a demanda da certificação vão receber juntos mais de um milhão de reais como resultado da valorização da soja certificada.

PARCEIROS PROGRAMA PRODUZINDO CERTO:

Bayer - Disponibiliza apoio técnico para os sojicultores, soluções integradas para o manejo das lavouras e sua plataforma de serviços, que visa contribuir para o desenvolvimento do negócio do produtor rural.

Santander - O produtor que adere ao programa tem prioridade na avaliação de crédito para financiar as suas atividades por meio das linhas de Crédito Rural, CPR ou Repasses do BNDES.

Unilever - Compromete-se em valorizar a soja com a compra de todos os créditos provenientes da certificação.

Yara - Seus técnicos priorizarão as propriedades do programa em suas visitas, fornecendo o apoio necessário para a melhor nutrição das plantas, com assistência técnica personalizada.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.