CI

Programa realiza encontro voltado à qualidade e armazenagem do milho

Objetivo do evento foi somar os conhecimentos já adquiridos na produção do milho como também nivelar os técnicos do setor


Objetivo do evento foi somar os conhecimentos já adquiridos na produção do milho como também nivelar os técnicos do setor

Como parte integrante da Campanha Regional “Colha Mais Milho”, promovida pela Emater-RS/Ascar e Embrapa Clima Temperado, foi realizada nesta quinta-feira, 14 de outubro, no auditório da Sede da Embrapa Clima Temperado, palestras voltadas à qualidade do cereal e sua armazenagem. O objetivo do encontro foi discutir alternativas para a diminuição de perdas na cultura do milho como também novas tecnologias nos diversos sistemas de produção disponíveis ao produtor.

Na abertura do evento, o Chefe-Geral da Embrapa Clima Temperado, Waldyr Stumpf Junior, salientou a importância do trabalho realizado pela Emater-RS/Ascar no aperfeiçoamento de técnicas voltadas à melhoria da qualidade do milho, pois este é um alimento fundamental não só na dieta da população como também dos animais. “O objetivo deste encontro é nivelar o conhecimento dos técnicos que trabalham com o cultivo do milho, auxiliando-os desde o processo de produção até a sua comercialização no mercado”, frisou Stumpf.

O primeiro profissional a palestrar no encontro foi o mestre extensionista da Emater, Ricardo Martins, que abordou a armazenagem de grãos de milho nas propriedades familiares. Durante a exposição foram apresentados alguns processos antigos de armazenagem do milho, como, por exemplo, galpão comum, paiol de telha e paiol tipo Chapecó. Além dos tipos de armazenagem, Martins discorreu sobre os tipos de secagem dos grãos de milho, salientando suas vantagens e desvantagens. “A secagem a gás é uma das melhores opções, pois acelera o processo em comparação as demais técnicas. Mas existem outras maneiras eficazes de se realizar a secagem do grão, como, por exemplo, com a utilização da energia solar, que possui um baixo custo operacional e mão de obra facilitada”, disse Martins.

A segunda palestra do dia foi ministrada pelo professor do Departamento de Plantas e Lavouras da UFRGS, Christian Bredemeier. Em sua apresentação, Bredemeier explicitou os defeitos presentes nos grãos de milho que podem afetar sua comercialização. Alguns dos exemplos de defeitos citados na palestra foram os grãos ardidos e os grãos mofados, que possuem como sua causa principal o atraso na colheita do cultivar. Bredemeier abordou também as micotoxinas, que são substâncias químicas produzidas por fungos que danificam o cultivar, prejudicando sua comercialização. “Uma das principais micotoxinas encontradas nas plantações de milho é a Aflatoxina, principal causadora da redução de ganho de peso dos suínos”, apontou.

No turno da tarde o público presente no encontro visitou duas propriedades no município de Turuçu, a fim de visualizarem e conhecerem pessoalmente algumas das técnicas de armazenagem e secagem de grãos de milho apresentadas nas palestras.

As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Clima Temperado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.