CI

Programa Venda em Balcão aumenta em mais de 120% venda de milho no RS

Mais de 16 mil ton do grão já foram comercializadas


Foto: Eliza Maliszewski

A comercialização de milho pelo Programa Venda em Balcão (ProVB) no Rio Grande do Sul cresceu 126,3% neste ano em relação a 2019. Executado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o programa é fundamental para os pequenos criadores de aves, suínos e bovinos devido à estiagem na região que impactou a oferta do produto no mercado gaúcho.

Ao longo de 2020, mais de 16,1 mil toneladas de milho já foram comercializadas no Rio Grande do Sul, por meio do ProVB. No total, foram atendidos 732 produtores de 87 municípios gaúchos. No ano passado, o programa movimentou 7.119 toneladas de milho no estado.

Atualmente o programa é executado nos municípios de Marau, Erechim e Cruzeiro do Sul, que receberam mais de 16,5 mil toneladas de milho neste ano. As três unidades armazenadoras estão abastecidas e as próximas cargas começarão a ser novamente embarcadas para o estado no próximo mês.

Em 2021, o ProVB atenderá também em Santa Rosa, na unidade da Cotrirosa. O leilão para contratação do frete para remover o produto para a nova unidade de venda foi realizado na última terça-feira, 29, e o transporte de 3 mil toneladas de milho está programado para começar nos primeiros dias de janeiro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.