CI

Programa visa aumento de 20% na renda dos agricultores familiares

Com o propósito de gerar indicadores sobre a evolução das condições sociais, econômicas e ambientais das propriedades rurais.


Com o propósito de gerar indicadores sobre a evolução das condições sociais, econômicas e ambientais das propriedades rurais, especialmente no que se refere à utilização dos recursos naturais, racionalização da mão de obra e do uso de insumos externos à propriedade, qualificando o saneamento básico rural e promovendo o aumento de 20% na renda das famílias e a gestão integral da propriedade rural, foi lançado na manhã desta quinta-feira (02/06), no Palácio Piratini, o Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar.

O Programa da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) será executado pela Emater/RS-Ascar e beneficiará, em quatro anos de atividades (2016/2019), cerca de 40 mil famílias de agricultores e pecuaristas familiares do Rio Grande do Sul. A intenção é criar 900 Unidades de Referência Técnica (URT) no Estado, com a meta de que seus resultados sirvam como referência para promover a gestão e adequação socioeconômica e ambiental dos estabelecimentos rurais familiares. "Com as ações realizadas queremos incentivar a produção de alimentos de qualidade, levando desenvolvimento econômico, social e ambiental às famílias e contribuir com a construção de um Rio Grande do Sul para todos", destacou o presidente da Emater/RS, Clair Kuhn.

Por meio do processo de projetar, monitorar e avaliar os sistemas de produção o Programa ainda pretende inovar a forma de atuação dos técnicos da Extensão Rural, gerar referências técnicas, econômicas, sociais e ambientais. Informações que deverão qualificar o processo de tomada de decisão, contribuir com a criação de políticas públicas, aumentar a renda e a inclusão social e produtiva das famílias rurais, assim como criar condições efetivas para viabilizar a questão sucessória dos jovens nas propriedades rurais, diminuindo o êxodo rural. 

O estímulo à permanência do jovem no meio rural também foi ressaltado pelo governador, José Ivo Sartori. "A permanência do jovem no meio rural, esse é o sentido do trabalho. Queremos que os jovens tenham oportunidade de estudar, se desenvolver, ter qualidade de vida e garantir a sustentabilidade das propriedades rurais da agricultura familiar", frisou. Sartori ainda destacou a importância de dar oportunidade aos jovens. "Se estimulados desde cedo pelos pais, eles tomam gosto pela agricultura, percebem que a atividade é rentável e, com isso, desenvolvem o meio rural", aconselhou o governador.

Os beneficiários do Programa serão selecionados nos 495 municípios de atuação da Emater/RS-Ascar, em processo que acontecerá em três etapas. Na primeira serão feitos os diagnósticos produtivo, ambiental e econômico das unidades de produção familiar. Em seguida, será realizado o planejamento da propriedade rural, respeitando os objetivos de cada família e, na terceira fase, será desenvolvido o plano de gestão a curto, médio e longo prazos para cada uma das famílias beneficiadas. O Programa envolve ainda a capacitação de mais de 1.200 técnicos da Extensão Rural e a implantação de 20 mil planos de gestão. "A Emater terá papel fundamental. Somente com a gestão sistêmica das propriedades rurais levaremos desenvolvimento, respeitando o meio ambiente e estimulando a permanência do jovem no campo, motivando-os, e o programa servindo como ferramenta de apoio", destacou o secretário da SDR, Tarcísio Minetto.

Participaram do ato de lançamento deputados estaduais, representantes de entidades ligadas ao setor, agricultores familiares, extensionistas da Emater/RS-Ascar, os diretores técnico e administrativa da Emater/RS, Lino Moura e Silvana Dalmás, e integrantes das gerências estaduais da Instituição.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.