Projeções indicam mais de 100 mm nesta segunda-feira
CI
Imagem: Gabriel Luan Rodrigues
AGROTEMPO

Projeções indicam mais de 100 mm nesta segunda-feira

Baixa pressão de correntes de umidade elevam as instabilidades
Por: -Aline Merladete

A semana (11/04) vai começar com chuvas significativas na região Sul do país. Algumas projeções, como a do centro canadense, indicam volumes acima dos 120 mm no decorrer das 24 horas desta segunda. 

Parte dessas instabilidades serão provocadas pela presença de uma área de baixa pressão entre o norte da Argentina e Sul do Paraguai. Além disso, os ventos conhecidos como Jatos de Baixos Níveis, estão trazendo uma grande quantidade de ar quente e úmido da região Amazônica para o sul do País. Além dos volumes significativos, as chuvas podem ser na forma de fortes temporais e causar algum dano associado ao tempo adverso. 

Em contraste com esse tempo instável, a segunda-feira ser quente e seca em alguns pontos do país. No oeste da região centro-oeste, os termômetros podem se aproximar dos 37°C. E no interior do nordeste, além das altas temperaturas os índices de umidade podem ser inferiores aos 20%, agravando a perda de água das plantas e solo para o ambiente.

Confira a plataforma completa de mapas aqui.

Saiba  a previsão para a sua cidade aqui.

Região Norte

As instabilidades terão uma boa distribuição sobre a região. Porém, as projeções indicam volumes inferiores aos registrados nos dias anteriores. Além disso, sobre o sul de RO e sul do PA, a tendência é de uma maior irregularidade das chuvas, com volumes abaixo dos 10 mm no decorrer do período. Já nas áreas do sul do TO e extremo norte de RR, o tempo será seco.

Região Nordeste

A forte presença do corredor de umidade conhecido como ZCIT, mantém as instabilidades na região. Apesar disso, os volumes previstos são mais baixos do que os registrados nos dias anteriores. A tendência indica que os maiores volumes vão se concentrar entre a região de Sertão dos Inhamuns, Litoral Piauiense até o Baixo Parnaíba no MA. Os acumulados nessas áreas podem se aproximar da caso dos 30 mm. E as chuvas avançam até a parcela sul do MA, PI e oeste da PB. Por outro lado, grande parte do estado da BA, SE, AL e leste de PE terá tempo firme.Vale o destaque para as elevadas temperaturas e os baixos índices de umidade sobre o sertão da Bahia. Que podem prejudicar ainda mais as lavouras da região.

Região Centro-Oeste

As chuvas podem ocorrer na região, contudo o padrão de distribuição será bastante irregular. Algumas instabilidades poderão surgir no estado do GO. As projeções indicam que os maiores volumes podem ocorrer sobre as proximidades de Catalão, com 10 mm. Também pode chover forte ao sul do MS, com acumulados podendo superar os 10 mm. Porém, uma grande área da região terá o domínio de tempo seco e quente. Principalmente entre o oeste do MS e sudoeste do MT.

Região Sudeste

O domínio será de tempo firme na maioria das regiões. Contudo, o forte calor pode favorecer a formação de algumas instabilidades pontuais. Essas pancadas de chuvas podem ser registradas em grande parte do estado Mineiro. Os maiores volumes serão registrados na grande região de Governador Valadares. Contudo, na média das projeções os valores são inferiores aos 10 mm. Sobre o ES, também chove, mas devido à influência da umidade oceânica. Entre o sul de Minas, sul do RJ e leste de SP a tendência será de tempo firme.

Região Sul

As instabilidades podem ser intensas na região sul devido à presença de uma área de baixa pressão. Além disso, as instabilidades serão reforçadas por uma grande quantidade de ar quente e úmido. Essa umidade é trazida da região amazônica pela corrente de ventos conhecida como Jatos de Baixos Níveis. Desta forma, a grande região Três Passos e São Miguel do Oeste, podem registrar acumulados superiores ou próximos dos 100 mm no decorrer do dia. Nas redondezas de Francisco Beltrão as chuvas também podem ser volumosas e superar a marca dos 50 mm. Boa parte dessas instabilidades poderão ser na forma de tempestades. Que podem ser acompanhadas de muitos raios, vendavais, chuvas intensas em curtos períodos de tempo e queda de granizo.

Veja os mapas destaques para hoje:

Chuva

Temperatura Máxima

Umidade Mínima



 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.