CI

Projeto aumenta rentabilidade da pecuária de leite no interior paulista

Produtores rurais aprimoram a produção e conquistam mercado


Produtores rurais se organizam com o apoio do Sebrae para aprimorar a produção e conquistar mercado
 
A produtora rural Ana Cristina Delposo precisava reduzir os custos mensais para garantir a produtividade do seu negócio, em Oscar Bressane, interior de São Paulo. “O leite a gente vende em centavos, mas a compra do adubo é em dólar, pois a matéria-prima é importada”, explica. A qualidade do produto era outra preocupação. “A análise do leite era uma exigência constante. Conquistar o mercado depende desse quesito”, relata o produtor da região de Fernão (SP), Nelson Rino.

Situações como essas eram comuns entre os produtores rurais das regiões de Marília e Assis, distantes cerca de 400 quilômetros da capital paulista. Para organizar a cadeia produtiva, foi criado o Lucre Leite, que, com dois anos de existência, já mostra resultados. “Primeiro fizemos um diagnóstico, que veio acompanhado de um planejamento participativo. Foram seis meses de muito trabalho até a elaboração do projeto final”, destaca a gestora do Sebrae Cristiane Aguiar.

A escolha do nome do projeto foi feita de forma participativa. “Foram sugeridos durante a realização das oficinas, até que chegamos a um consenso”, relata Cristiane. O Lucra Leite retrata exatamente a proposta do projeto, que é permitir que os produtores possam ganhar dinheiro com a atividade leiteira. Com uma produção média de 330 litros de leite por dia, Nelson destaca os avanços: “o projeto é muito bom, o Rufião nos oferece a análise de que precisamos para nossos negócios”.

Rufião e Vaca Móvel são unidades mantidas pelos parceiros do projeto. O principal objetivo do Rufião é aumentar a fertilidade dos animais. “Hoje, em nosso sítio não temos mais touros, a fertilização é artificial”, destaca Ana Cristina. “A inseminação artificial melhorou ainda mais a nossa produção”. O monitoramento da cadeia produtiva do leite fica por conta da Vaca Móvel. “O atendimento permite maior produção, mais qualidade e melhor gestão”, enfatiza Cristiane.

O projeto Lucra Leite tem o objetivo de fortalecer o associativismo com base em quatro eixos: tecnologia, organização social, gestão e mercado. “Em outras palavras, o projeto permite saber para onde o dinheiro está indo, no que é aplicado e como acontece o retorno. É muito mais fácil fazer parceria ganha-ganha no mercado, onde toda cadeia é beneficiada”, diz a gestora.

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.