CI

Projeto Biomas rumo ao Pantanal

Pesquisadores iniciam os trabalhos no bioma com busca da área que será usada nas pesquisas


No próximo domingo, dia 30 de setembro, os pesquisadores do Projeto Biomas partem rumo ao Pantanal para a escolha da área onde serão desenvolvidas as pesquisas. “Só faltava o Pantanal. Os estudos já estão em andamento nos outros cinco biomas brasileiros: Mata Atlântica, Pampa, Amazônia, Caatinga e Cerrado” explica Claudia Rebello, coordenadora do Projeto Biomas na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, CNA.

O Pantanal cobre uma área estimada em mais de 15 milhões de hectares e tem 83% de cobertura com vegetação remanescente.

O Projeto Biomas busca soluções para ampliar o uso das árvores nas propriedades rurais brasileiras para diversificar os sistemas produtivos com ganhos econômicos e ambientais. O estudo desenvolverá, em cada bioma, um modelo de propriedade rural sustentável.

“Essa é a área que os pesquisadores vão buscar nesse início dos trabalhos no Pantanal. Na propriedade escolhida será montada uma verdadeira vitrine tecnológica com as espécies de árvores mais adequadas àquela região e que vão mostrar novos caminhos de produção sustentável aos produtores rurais”, acrescenta Claudia Rabello.
O projeto nos outros biomas

Neste mês de setembro, o projeto avançou um pouco mais no Pampa. Em reunião em Bagé, cidade próxima à propriedade escolhida para aos estudos, foi formada a rede de pesquisadores. E apesar das intensas chuvas na região, eles também visitaram a propriedade.

Na Mata Atlântica, aconteceu o 2º módulo de capacitação dos profissionais que atuam e ainda vão atuar nas pesquisas. Com aulas teóricas e em campo, os pesquisadores focaram o conteúdo na questão florestal e debateram a produção, coleta, beneficiamento e armazenamento de sementes.

Veja como foi o 2º módulo de capacitação

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.