Projeto Biomas rumo ao Pantanal
CI
Agronegócio

Projeto Biomas rumo ao Pantanal

Pesquisadores iniciam os trabalhos no bioma com busca da área que será usada nas pesquisas
Por:
No próximo domingo, dia 30 de setembro, os pesquisadores do Projeto Biomas partem rumo ao Pantanal para a escolha da área onde serão desenvolvidas as pesquisas. “Só faltava o Pantanal. Os estudos já estão em andamento nos outros cinco biomas brasileiros: Mata Atlântica, Pampa, Amazônia, Caatinga e Cerrado” explica Claudia Rebello, coordenadora do Projeto Biomas na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, CNA.

O Pantanal cobre uma área estimada em mais de 15 milhões de hectares e tem 83% de cobertura com vegetação remanescente.

O Projeto Biomas busca soluções para ampliar o uso das árvores nas propriedades rurais brasileiras para diversificar os sistemas produtivos com ganhos econômicos e ambientais. O estudo desenvolverá, em cada bioma, um modelo de propriedade rural sustentável.

“Essa é a área que os pesquisadores vão buscar nesse início dos trabalhos no Pantanal. Na propriedade escolhida será montada uma verdadeira vitrine tecnológica com as espécies de árvores mais adequadas àquela região e que vão mostrar novos caminhos de produção sustentável aos produtores rurais”, acrescenta Claudia Rabello.
O projeto nos outros biomas

Neste mês de setembro, o projeto avançou um pouco mais no Pampa. Em reunião em Bagé, cidade próxima à propriedade escolhida para aos estudos, foi formada a rede de pesquisadores. E apesar das intensas chuvas na região, eles também visitaram a propriedade.

Na Mata Atlântica, aconteceu o 2º módulo de capacitação dos profissionais que atuam e ainda vão atuar nas pesquisas. Com aulas teóricas e em campo, os pesquisadores focaram o conteúdo na questão florestal e debateram a produção, coleta, beneficiamento e armazenamento de sementes.

Veja como foi o 2º módulo de capacitação

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink