CI

Projeto Campo Limpo da Coocam acontece em agosto

Coocam já está preparada para mais uma semana do “Projeto Campo Limpo 2016”


A Cooperativa Agropecuária Camponovense - Coocam já está preparada para mais uma semana do “Projeto Campo Limpo 2016”, que acontece de 15 a 19 de agosto, nas unidades da cooperativa do estado catarinense e em Barracão, no Rio Grande do Sul.

De acordo com a coordenadora do projeto, Engenheira Agrônoma Ilsa Cristina Bilck, neste ano, além do recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos nas unidades, serão realizadas palestras em escolas abordando o tema, além de palestras com funcionários e produtores rurais para tratar sobre o transporte, uso e guarda de fitossanitários e uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) no preparo e na aplicação.

“Nós estamos voltando a realizar as palestras porque identificamos que alguns produtores, ou funcionários, estão deixando de adotar as medidas preventivas na aplicação e no uso de EPI’s. Então, para que se relembrem essas ações, vamos abordar os temas em eventos específicos, além de realizar as palestras nas escolas, pois identificamos as crianças, como os principais agentes de transmissão destas mensagens”, ressaltou Cristina.

Segundo a Engenheira Agrônoma, a lavagem do EPI, acontece de forma equivocada, e por isso, há necessidade de se repassar as informações corretas sobre o manuseio. “Nas palestras que realizamos, com as crianças, por exemplo, orientamos que eles repassem para seus pais, que o EPI não deve ser lavado, apenas enxaguado. Muitas vezes, a pessoa esfrega o Equipamento, mas não pode, porque o material desgasta e perde a proteção. Então, é com orientações simples, que se obtém resultado e assim, se diminuem os casos de contaminação”, afirmou.

O uso de luvas e calçados apropriados, além da roupa protetora e máscara, são fundamentais no momento de aplicação de defensivos. “Vemos casos em que o aplicador não utiliza o EPI e quando utiliza, pode estar fazendo de maneira inadequada. A contaminação nos pés é muito grande, porque não se utilizam calçados adequados. Muitas vezes o aplicador está usando um calçado de coro que não é impermeável e se contamina”, finalizou a coordenadora do projeto Campo Limpo da Coocam.

Confira o cronograma de atividades do projeto:

15/08/2016 – Recebimento das embalagens vazias na unidade de Lebon Regis.

16/08/2016- Recebimento da embalagens vazias na unidade de Curitibanos.

17/08/2016 – Palestras em escolas abordando o Recolhimento de embalagens vazias e sua destinação.

18/08/2016 – Palestra para funcionários rurais e produtores para tratar sobre o transporte, uso e guarda de fitossanitários. E uso correto de EPI’s no preparo e na aplicação.

19/08/2016 – Recolhimento das embalagens vazias na Unidade do Barracão –RS.

A Coocam aguarda a presença de todos os produtores para mais esse evento, que tem o objetivo de direcionar as embalagens vazias de agrotóxicos ao destino correto, que é a reciclagem.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.