CI

Projeto de Controle e Erradicação da Mosca da Carambola é debatido no IICA

O IICA realizou uma reunião, dia 18 de novembro, em Brasília, que propôs a construção de um projeto a nível regional sobre a temática


Com o objetivo de conhecer os interesses dos países no controle e erradicação da mosca da carambola (nome científico Bactrocera carambola), o IICA realizou uma reunião, dia 18 de novembro, em Brasília, que propôs a construção de um projeto a nível regional sobre a temática.

O Ministro Conselheiro-Chefe do Departamento Agrícola da Embaixada do Chile, Francisco Medina, comentou sua experiência em relação à praga e aos acordos bilaterais existentes para seu controle, a exemplo com o Peru, que contou com o apoio do IICA.

Cosám de Carvalho Coutinho, diretor do Departamento de Sanidade Vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Representante do Departamento da Agricultura dos EUA (USDA, sigla em inglês), David Midgarden, comentaram detalhes sobre recente missão à Guiana Francesa, que contou com a participação de especialistas dos EUA, França e Brasil.

Gillan Adjako, da Embaixada de Suriname, destacou que, no Suriname, os centros de pesquisas e as universidades vêm tomando um papel importante no controle da praga, mas que nos últimos anos, após a finalização da ultima iniciativa regional voltada para a erradicação, a praga tem retomado sua magnitude.

Lucia Maia, coordenadora da área de Sanidade Agropecuária do IICA, contou que o Instituto coordenará uma reunião técnica, proposta para janeiro de 2011, em Macapá, para construção do Projeto Regional. O estado é palco do desenvolvimento de ações de vigilância e controle do Programa de Controle da Mosca da Carambola Brasileiro, coordenado pelo MAPA.
 
As informações são da assessoria de imprensa do Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura - (IICA).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.