CI

Projeto de irrigação diversifica lavouras gaúchas

“Visitamos algumas propriedades onde já existia irrigação, e fomos amadurecendo a ideia"


Foto: Divulgação

Produtores rurais do Rio Grande do Sul estão começando a investir em irrigação para diversificar as lavouras depois de as últimas estiagem terem gerado muitos prejuízos. Segundo o mais recente levantamento das safras brasileiras 2021/2022, realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a estimativa mostra mais uma vez uma quebra de safra de 41,2% devido à estiagem que atingiu o Rio Grande do Sul na primavera e, de forma mais intensa, no verão.

Para não ficar refém das condições climáticas e tampouco colocar a sua produção em risco, o produtor e engenheiro agrônomo, Leandro Granella, de Getúlio Vargas, região Noroeste, distante cerca de 350 km da capital Porto Alegre, resolveu investir em um sistema de irrigação. “Nos últimos 30 anos passamos por muitas estiagens severas e veranicos, além disso muitos planos econômicos nos deixaram descapitalizados, era preciso buscar alternativas”, diz.

“Visitamos algumas propriedades onde já existia irrigação, e fomos amadurecendo a ideia. Tínhamos todos os elementos que precisávamos, um açude pronto e uma coxilha, o pivô dava volta e perdia muito pouco, a rede elétrica também passava bem pertinho. Quando a representação da Lindsay, com a marca Zimmatic chegou na região, foi a hora de arriscar”, lembrou o produtor.

Já com o equipamento em operação na safra de 2019/20, Granella obteve um bom resultado tanto no milho quanto no feijão. No ano seguinte, a safrinha foi excepcional, e segundo ele, despertou o interesse em investir em mais um pivô. Foi quando adquiriu um equipamento de 35 hectares. “Para esse segundo, por ser bem maior, tive que fazer um novo açude de dois hectares e puxei uma nova linha de transmissão para fazer uma subtração interna”, lembra.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.