CI

Projeto em águas formosas incentiva produtores a recuperar o meio ambiente e aumentar oferta de água

A Emater-MG do município de Águas Formosas, no Vale do Mucuri, está desenvolvendo diversas ações ambientais junto com os produtores rurais.


A Emater-MG do município de Águas Formosas, no Vale do Mucuri, está desenvolvendo diversas ações ambientais junto com os produtores rurais. Neste ano, os técnicos da empresa deram início a um projeto para recuperação e revitalização da sub-bacia do córrego da Mutuca, que deságua no rio Pampam, o principal do município.

O objetivo do trabalho da Emater-MG é mobilizar os produtores e demonstrar técnicas que podem contribuir para a maior oferta de água na região. Foram feitas visitas às propriedades das comunidades rurais e construídas unidades demonstrativas. O projeto é desenvolvido em parceira com a prefeitura, Instituto Estadual de Florestas (IEF), Polícia Ambiental e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).

No final de julho, foi promovido um seminário com o tema “Como produzir água na propriedade” e também uma visita a unidades demonstrativas para explicação sobre construção de bacias de captação de água de chuva, terraceamento, cercamento de nascentes, construção de fossa séptica biodigestora, entre outras técnicas

“Tivemos mais de 120 produtores participando deste último encontro”, explicou a técnica de Bem-Estar da Emater-MG, Márcia Andréa Dantas. Segundo ela, a maioria dos participantes era Águas Formosas, onde a principal atividade no campo é a pecuária leiteira. Mas o tema também atraiu produtores dos municípios de Umburatiba, Santa Helena de Minas, Bertópolis, Fronteira dos Vales, Crisólita e Pavão.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.