CI

Projeto estimula criação de carne suína com qualidade

O projeto foi criado para incentivar os produtores familiares a mudarem do sistema informal de criação para um sistema controlado


Estimular a produção de carne suína de qualidade. Este é o objetivo do projeto Criação de suínos saudáveis: uma alternativa para a agricultura familiar, coordenado pelo Instituto Biológico (IB), da Secretaria de Agricultura paulista. O projeto, que selecionou áreas do Cinturão Verde paulista (Francisco Morato, Franco da Rocha e Mairiporã), cujo plantel é estimado em 50 mil animais, foi criado para incentivar os produtores familiares a mudarem do sistema informal de criação para um sistema controlado, sob os pontos de vista sanitário e nutricional.

"A idéia é a de que o produto seja uma fonte de renda e seguro para o consumo", diz a pesquisadora Josete Garcia Bersano, do Biológico. Segundo ela, embora a questão sanitária seja crucial, ela não é o foco do projeto. "O ideal é associar sanidade, nutrição e manejo". O produtor Argemiro Barbosa de França, do Sítio Montezuma, em Francisco Morato, está na atividade há dez anos e, há cinco, participa do projeto. Tem 12 matrizes e um reprodutor. "Até a próxima cria nascer, no fim de novembro, aproveito para fazer a manutenção das instalações." Quanto à sanidade, é rigoroso. Só usa água potável, controla a vacinação, o galpão é mantido limpo e os dejetos, da esterqueira, viram adubo para a pastagem.

Para serem comercializados, os animais de França passam por exames de sangue e fezes e amostras da fossa também são analisadas. Baseado nas visitas técnicas e nos resultados dos exames sorológicos, o Biológico orienta o criador. "A maioria das propriedades já possui caixas de decantação e um produtor possui até biodigestor", diz Josete.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.