CI

Projeto europeu visa implantar a bioeconomia na África

Para isso, BIO4AFRICA estabelecerá quatro casos-piloto em Uganda, Gana, Senegal e Costa do Marfim


Foto: Rizobacter

Um consórcio formado por 13 organizações europeias e 12 africanas lançou BIO4AFRICA, uma iniciativa que visa implantar a bioeconomia na África rural, através do desenvolvimento de cadeias de valor e soluções de base biológica. O BIO4AFRICA tem uma abordagem circular que incentiva o uso dos recursos locais e a diversificação da renda dos agricultores. 

O continente africano precisará alimentar mais de 2 bilhões de pessoas em 2050, pois enfrenta transições demográficas, socioeconômicas, ambientais e climáticas sem precedentes. Nesse contexto, garantir a segurança alimentar é imprescindível, e a bioeconomia pode ter um papel de liderança, notaram seus parceiros durante o lançamento. Segundo seus idealizadores, os indicadores de impacto do projeto estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fixados na Agenda 2030, principalmente em emprego de qualidade e igualdade de gênero. 

O projeto tem um orçamento de 9 milhões de euros e é cofinanciado pelo programa Horizonte 2020 da União Europeia (UE). O projeto desenvolverá um catálogo de tecnologias de base biológica adaptadas às necessidades e contextos locais e treinará agricultores na África rural para produzir de forma sustentável uma variedade de projetos biológicos de alto valor agregado, como ração animal, fertilizantes ou biocombustíveis. 

Para isso, BIO4AFRICA estabelecerá quatro casos-piloto em Uganda, Gana, Senegal e Costa do Marfim com 8 bancos de teste, nos quais participarão mais de 300 agricultores. Isso melhorará o desempenho ambiental, econômico e social de seus sistemas agroalimentares. A combinação equilibrada de parceiros africanos e europeus no consórcio permitirá uma forte colaboração com várias partes interessadas das comunidades rurais e do Governo, promovendo a construção de cadeias de valor sustentáveis que permitem a introdução de abordagens e tecnologias de base biológica. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.