CI

Projeto facilita entrega de embalagens de defensivos dos pequenos produtores no PR


A Associação dos Revende-dores de Insumos Agropecuários dos Campos Gerais (Assocampos) está realizando um serviço de coleta coletiva de embalagens vazias de agrotóxicos de pequenos produtores. A medida tem como objetivo viabilizar a entrega dos vasilhames conforme determina a legislação. Ontem aconteceu a segunda experiência neste sentido. Um caminhão da associação esteve em Reserva para recolher o material. Na próxima semana o serviço acontece novamente em Palmeira.

O presidente da Assocampos, Ricardo Wagner Salim, explica que o programa é totalmente bancado pela associação. Só serão atendidos produtores que tenham até 100 embalagens para entregar. O objetivo é facilitar a devolução dos vasilhames para os pequenos, já que isto deve ser feito no local indicado na nota fiscal. No caso da Região, a central de recebimento está instalada no Distrito Industrial de Ponta Grossa. "Fica difícil para um agricultor familiar sair lá da sua comunidade, em Reserva, por exemplo, só para fazer esta entrega", diz.

O recolhimento teve uma primeira experiência em Witmarsum, onde há poucos pequenos. O trabalho de ontem dará uma dimensão maior sobre a eficácia, já que Reserva é um município com muitas pequenas propriedades. As embalagens são recolhidas em um local determinado, na cidade. O objetivo é prestar este serviço de duas a quatro vezes por ano, dependendo do município. "Vamos sempre divulgar primeiro, talvez por rádio, para alertar os produtores", explica Salim.

Desde 1º junho do ano passado todos os produtores rurais estão obrigados a devolver as embalagens vazias de defensivos agrícolas dentro de um prazo de, no máximo, um ano. Isto significa que agora, dia primeiro, já há prazos vencendo. A partir da entrega o produtor recebe um comprovante para justificar o destino dado à embalagem para a fiscalização. Salim orienta que o agricultor que fará a devolução por conta própria deve agendar a entrega primeiro, através do telefone 227-4915. A Central está instalada na Avenida C, sem número, próximo ao Corpo de Bombeiros, no Distrito Industrial.

Soluções

O objetivo do recolhimento da embalagem é evitar o seu reaproveitamento bem como que elas sejam jogadas no meio-ambiente. A partir dos centros de recebimentos regionais elas são recolhidas através de um Instituto criado pelos fabricantes de defensivos de todo o Brasil. Atualmente as embalagens plásticas estão sendo transformadas em conduítes para fios elétricos e as latas reaproveitadas na produção de aço.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.