CI

Projeto garante alimentação do gado na estiagem

Produção de feno a partir de forrageiras alternativas faz parte do projeto desenvolvido pela Embrapa Pantanal


A produção de feno a partir de forrageiras alternativas faz parte do projeto desenvolvido pela Embrapa Pantanal, com apoio da Petrobras, que estruturou assentamentos na região de Corumbá/MS para produzir a suplementação alimentar para o gado no período de seca.

Grupos de produtores foram beneficiados com a instalação de trituradores de forragens e construção de nove secadores solares (semelhantes a terreiros de café). O equipamento será usado na fenação, processo de triturar e desidratar as forrageiras pela ação do sol e do vento, para conservá-las e alimentar os animais durante o período da estiagem.

Na coordenação do projeto, desde 2007, o pesquisador Frederico Lisita recorre à fábula "A cigarra e a formiga" para ensinar aos pequenos produtores a importância de estocar alimentos para o gado no inverno. Indica alternativas de alimentação e destaca os resultados do feno, uma opção mais barata e que aproveita recursos forrageiros disponíveis na região, como a bocaiúva, o algodão-de-seda, a mandioca, o capim-elefante e a leucena.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.