Projeto institui política para uso sustentável da biodiversidade
CI
Agronegócio

Projeto institui política para uso sustentável da biodiversidade

"É de grande relevância a criação de um programa como esse para todos os biomas brasileiros", disse o deputado Alberto Filho
Por:
"É de grande relevância a criação de um programa como esse para todos os biomas brasileiros", disse o deputado Alberto Filho
 
A Câmara analisa o Projeto de Lei 2644/11, do deputado Alberto Filho (PMDB-MA), que institui política para incentivar a exploração econômica sustentável de todos os biomas brasileiros, além de estimular a pesquisa e a capacitação tecnológica voltada para o desenvolvimento de bioindústrias e de bioprodutos.

De acordo com o texto, a Política Brasileira de Ecologia Molecular para Uso Sustentável da Biodiversidade da Mata Atlântica, da Zona Costeira e Marítima, da Amazônia, e outros Biomas Nacionais também propõe a inserção de comunidades tradicionais no processo produtivo e na bioprospecção e constituição de bioindústrias, a partir dos recursos genéticos da biodiversidade brasileira.
O projeto estabelece ainda que o planejamento e a administração da política deverão ser feitos de modo a assegurar ampla participação dos governos estaduais, de institutos de pesquisa e de especialistas, assim como de representantes do setor privado e da sociedade civil organizada.

Segundo o autor, a criação do Centro de Biotecnologia da Amazônia, como parte do Programa Brasileiro de Ecologia Molecular para Uso Sustentável da Biodiversidade da Amazônia (Probem), foi o principal motivador do projeto.

“Entendemos ser de alta relevância a criação de um programa como esse não só para a Amazônia, mas também para a Mata Atlântica e para todos os demais biomas brasileiros”, argumentou Alberto Filho. “Por isso estamos propondo que as diretrizes que regem a exploração dos nossos recursos sejam definidas de maneira mais abrangente e por meio de lei federal”, afirmou.

Proposta de mesmo teor (PL 7675/06), dos ex-deputados petistas Mariângela Duarte (SP) e Luiz Bassuma (BA), foi arquivada com o fim da legislatura passada, tendo recebido pareceres favoráveis nas comissões de Amazônia; de Meio Ambiente; e de Finanças e Tributação.

Tramitação

O projeto será analisado conclusivamente pelas comissões da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional; do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:
PL-2644/2011

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.