Projeto quer aprimorar carne Nelore
CME MILHO (DEZ/20) US$ 4,170 (1,12%)
| Dólar (compra) R$ 5,59 (-0,36%)

Imagem: Eliza Maliszewski

GADO DE CORTE

Projeto quer aprimorar carne Nelore

Iniciativa vai incentivar produção sustentável entre animais da raça
Por: -Eliza Maliszewski
580 acessos

O projeto “Zebu, carne de qualidade” vai focar no melhoramento da raça Nelore, para formar animais produtivos, rústicos, econômicos, com carne de ótima qualidade e ainda incentivar a produção sustentável. A iniciativa reúne a empresa de nutrição animal Premix e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).
 
Os testes vão envolver 111 machos, todos puros de origem, doados por criadores de dez estados.  Durante 21 meses eles serão suplementados observando padrões de recria a pasto e confinamento. Depois serão abatidos e vai ser medido o potencial da genética zebuína nas carcaças, formando um banco de dados que vai descrever o melhor manejo nutricional e sanitário.

Durante esse período também será medido o impacto ambiental dos animais, calculando a pegada de carbono e comparando com os números da pecuária de corte nacional. O objetivo é uma produção ambientalmente sustentável.

“Nosso objetivo é produzir animais bem-acabados e com carne de qualidade, sendo que a produção por área deverá ser de 30 arrobas por hectare durante a fase de recria, que dura de 10 a 11 meses. Depois dessa etapa, os animais serão confinados e suplementados com núcleo natural concentrado para rações, aditivado com o Fator P, sem ionóforo e sem antibiótico, até o final do processo, seguindo depois para o abate”, explica Lauriston Bertelli, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da Premix.
 
 

Anúncios que podem lhe interessar


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink