CI

Projeto quer construir mil bacias de captação de água da chuva em município mineiro

Prefeitura de Rio Piracicaba e Emater-MG lançam projeto para a construção de barraginhas


Foto: Divulgação

A cidade de Rio Piracicaba, na região Central de Minas, foi um dos municípios mineiros que sofreu com as chuvas intensas no início do ano. No entanto, agora com a época de estiagem, muitos cursos d´água secam. Visando preparar melhor o município para as mudanças climáticas, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, em parceria com a Emater-MG, lançaram, recentemente, o programa Semear Águas. A iniciativa consiste na construção de várias de bacias de captação e infiltração de água da chuva (barraginhas) no município.

Durante o lançamento do programa, num dia de campo para produtores, o prefeito Augusto Henrique da Silva salientou que o projeto tem por objetivo melhorar a capacidade hídrica do município, pois ajuda no abastecimento do lençol freático, reduzindo os efeitos dos períodos de seca, o que traz benefícios para os produtores e o meio ambiente.

O chefe de Política e Desenvolvimento Rural da prefeitura, João Victor Canazart, destaca ainda que as barraginhas ajudam a evitar processos erosivos comuns em regiões de pastagens, principalmente as degradadas. “Esses pontos estratégicos de retenção da água reduzem tanto o volume de chuva, que corre superficialmente, como a força da água. Isso ajuda a evitar que parte do solo, que está sendo erodido, chegue aos cursos d´água, evitando o assoreamento desse locais”, explica João.

No programa, a prefeitura vai disponibilizar gratuitamente para os produtores o maquinário para a construção das barraginhas. Já a Emater-MG, vai oferecer assistência técnica aos agricultores na elaboração do projeto. “A meta é construir mil barraginhas. Nós vamos orientar os trabalhos, definindo os locais mais aptos da propriedade para a construção, vendo o tamanho da precipitação e demais aspectos técnicos”, explica o engenheiro agrônomo da Emater-MG Gustavo Barbosa.

Revitalização de lagoa

As obras já começaram na microbacia do Córrego do Carvalho. “Nós iniciamos por essa região por uma questão estratégica. Ela faz limite com a localidade do Fidalgo, onde existe uma lagoa, que antigamente tinha uma extensa lâmina d´água e hoje está bastante assoreada. Acreditamos que, com o passar dos anos, o volume de água tenderá a aumentar e a lagoa poderá ser revitalizada”, explica João Victor.

Os produtores interessados em aderir ao projeto de bacias de captação em Rio Piracicaba devem se inscrever na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura. “O interesse dos produtores está sendo bem grande. No dia de campo, realizado no dia 22 de março, tivemos a participação de 25 pessoas, inclusive autoridades de municípios vizinhos. Atualmente já temos cerca de 50 produtores inscritos, então temos programados para fazer esse ano no município cerca de 300 a 400 barraginhas”, conta o extensionista da Emater-MG.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.