CI

Projeto Quintais da Embrapa ganha prêmio ambiental

O prêmio, que existe desde 1993, se consolidou como a maior premiação ambiental da Região Sul e conquistou um recorde histórico de 164 projetos participantes na seleção deste ano


O projeto Quintais Orgânicos de Frutas, objeto da parceria entre a Embrapa Clima Temperado, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE) foi o vencedor 16° Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria Tecnologias Socioambientais, com o case “Quintais orgânicos de frutas: contribuição para a segurança alimentar em áreas rurais, indígenas e urbanas”.

O prêmio, que existe desde 1993, se consolidou como a maior premiação ambiental da Região Sul e conquistou um recorde histórico de 164 projetos participantes na seleção deste ano. “Ficamos orgulhosos com a premiação, que dará maior visibilidade ao trabalho, o qual contribui com a segurança alimentar e ambiental de comunidades carentes em áreas rurais e urbanas. Afinal, esse é um trabalho voltado para agricultores familiares, comunidades quilombolas, indígenas e escolas do campo e urbanas, pois aborda questões culturais, étnicas, ambientais, alimentares, econômicas e medicinais”, destacou o coordenador do projeto, Fernando Costa Gomes.

Este projeto já havia sido reconhecido em 2007, quando recebeu a Certificação de Tecnologia Social, pela Fundação Banco do Brasil, realizada em parceria com a Petrobras, com apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e a KPMG Auditores Independentes.

Além da premiação, Fernando informou que o projeto Quintais Orgânicos renovou recentemente seu contrato com a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CGTEE), e passou a contar com o apoio do Grupo Eletrobras que também passou a financiar o projeto.“Agora temos como meta para 2008, a implantação de mais de 200 quintais, assim vamos chegar ao final do ano com aproximadamente 750 quintais implantados. O projeto está em fase de plantio para o cumprimento das metas e, ao mesmo tempo, a equipe técnica também promove a produção das mudas nos viveiros da Estação Experimental da Cascata (EEC) em Pelotas, e na Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE) em Candiota, visando o ano que vem”, explicou Fernando.

Ele destacou ainda que além do projeto superar suas metas todos os anos no Sul do Brasil, ele está se expandindo para o Uruguai, onde através da parceria com a Fundação Logros e com as universidades uruguaias e o Instituto Nacional de Investigación Agropecuária (INIA) já foram implantados mais de 30 quintais em escolas, através do projeto horta orgânica. “No Brasil, estamos ampliando nossa atuação, pois fomos contatados por técnico da prefeitura do município de Tietê (SP) e pretendemos desenvolver uma experiência piloto naquele município com a implantação de três quintais em 2009”, acrescentou. As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Clima Temperado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.