Projeto RenovAção: mais de quatro mil trabalhadores requalificados
CI
Agronegócio

Projeto RenovAção: mais de quatro mil trabalhadores requalificados

Dos requalificados devido ao avanço da mecanização da colheita, 56% já estão empregados e exercendo novas funções
Por:
Até o início da safra 2012/2013, em abril, 4.350 ex-cortadores de cana serão requalificados pelo Projeto RenovAção para assumir novas funções no setor sucroenergético. O total é a soma dos trabalhadores que completaram cursos oferecidos pelo RenovAção desde fevereiro de 2010. Dos requalificados devido ao avanço da mecanização da colheita, 56% já estão empregados e exercendo novas funções.

Coordenado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) em parceria com a Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp), o Projeto RenovAção foi desenvolvido para capacitar funcionários e ex-funcionários do corte de cana para novas atividades. O projeto tem apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), patrocínio das empresas John Deere, CASE-IH, Syngenta, IVECO, FMC e da Fundação Solidaridad, uma das mais importantes organizações internacionais voltadas para o desenvolvimento de cadeias de produção sustentáveis, com sede na Holanda.

As turmas mais recentes de requalificados do RenovAção receberam seus diplomas nos dias 14 e 15 de dezembro de 2011, em cerimônias realizadas na cidade de Ribeirão Preto (SP). “Aprendi muito, agora é voltar de férias e pegar o caminhão,” afirma o motorista canavieiro Roberto Porfírio de Lima, ex-cortador da usina Pitangueiras, associada à UNICA. Ele participou da formatura realizada pelas empresas Viralcool, Santa Inês, Pitangueiras e LDC-SEV (unidade Santa Elisa).

Resultados
 
Carlos Alexandre Aneeli, ex-trabalhador rural que realizou o curso de mecânico em junho de 2011 e está em estágio há dois meses na oficina automotiva da usina Viralcool, também associada à UNICA, diz que ficou um tempo aguardando a vaga, mas agora já está na área: “trabalho com muito gosto e ainda tenho muito a aprender.” Atualmente, 80 usinas já matricularam funcionários nos cursos do RenovAção, que beneficiam diversas comunidades canavieiras em seis regiões produtoras do Estado de São Paulo: Ribeirão Preto, Piracicaba, Bauru, Araçatuba, São José do Rio Preto e Presidente Prudente.


O trabalho desenvolvido ao longo dos últimos dois anos foi reconhecido em 2011 com o Prêmio MasterCana Social Centro-Sul, como melhor iniciativa de responsabilidade socioambiental na categoria “Comunidade.” O RenovAção também ficou na segunda colocação na categoria “Valorização da Diversidade.”

Projeto Piloto

Segundo a gerente de Responsabilidade Social corporativa da UNICA, Maria Luiza Barbosa, um pré-curso sobre conhecimentos básicos de leitura e escrita será oferecido aos participantes a partir de janeiro de 2012. “Com isso, os trabalhadores de menor escolaridade terão melhores condições para participar do RenovAção.”

Segundo ela, a medida vai beneficiar os trabalhadores que acabam sendo mais impactados pelo avanço da mecanização da colheita da cana. O pré-curso deverá ser oferecido dentro de um projeto piloto, inicialmente com 180 vagas.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.