Projeto Rentabilidade no Meio Rural será apresentado sexta-feira (02.12)

Agronegócio

Projeto Rentabilidade no Meio Rural será apresentado sexta-feira (02.12)

O evento é voltado para produtores rurais, pesquisadores e empresas do seto
897 acessos

Os resultados do projeto Rentabilidade no Meio Rural em Mato Grosso serão divulgados na sexta-feira (02/12) a partir das 8h no auditório do Senar-MT, em Cuiabá. O projeto é desenvolvido pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar/MT) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). No mesmo dia serão apresentadas as sete fazendas vencedoras do prêmio Sistema Famato em Campo.

O evento é voltado para produtores rurais, pesquisadores e empresas do setor. No período da manhã, a partir das 8h, o gestor Técnico do Imea Ângelo Ozelame apresentará o “Panorama para os mercados agrícola e pecuário em Mato Grosso”. Logo após, a “Rentabilidade agropecuária e florestal em Mato Grosso” será apresentada pelo gestor de Projetos do Imea Paulo Ozaki. Os participantes ainda terão a oportunidade de conhecer os resultados econômicos de duas propriedades que trabalham com sistemas integrados. O pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril Júlio Reis vai falar sobre o estudo de caso da Fazenda Bacaeri e o analista de Custo de Produção do Imea, Miquéias Michetti, abordará sobre a fazenda Gamada.  Finalizando a programação da manhã, a consultora da rede TT ILPF, Mariana Takahashi, destacará a “Análise da rentabilidade de sistemas integrados de produção”.

“Quem estiver presente vai ter a oportunidade de conhecer os custos de produção das principais culturas mato-grossenses que foram levantados durante o ano de 2016, após a equipe técnica do projeto visitar todas as regiões de Mato Grosso e realizar painéis de custo de produção com produtores, consultores, técnicos, revendedores de máquinas e insumos agrícolas e demais elos da cadeia produtiva. Também vamos apresentar a rentabilidade dos sistemas integrados de produção, mostrando a viabilidade e os benefícios econômicos do sistema que foram levantados a partir da parceria com a Embrapa nas Unidades de Referência Tecnológica e Econômica (URTEs) ”, conta o gestor de Projetos do Imea, Paulo Ozaki.

Prêmio Sistema Famato em Campo – O período da tarde será destinado ao Prêmio Sistema Famato em Campo, que está na segunda edição. Às 13h, o presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado, o gestor do Núcleo Técnico da Famato, Guto Zanata, e um dos vencedores da edição passada do prêmio, Paulo Carvalho, farão uma apresentação sobre o prêmio. Em seguida, as propriedades inscritas em 2016 exibirão seus diferenciais. Ao final, a partir das 16h15, será realizada a premiação das propriedades que mais se destacaram.

“Este ano, o tema do prêmio é a diversificação de produção. Percorremos cerca de 5.000 km, visitando as propriedades inscritas. Conhecemos exemplos de produtores que acreditam e investem nos sistemas integrados. Temos casos de propriedades que trabalham com integração entre culturas e até de agroindústrias. Cada uma delas vai poder apresentar seu case de sucesso. A intenção é incentivar outros produtores a adotarem técnicas diferenciadas”, informa o presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado.

As inscrições para o evento podem ser feitas pelo link: http://sistemafamato.org.br/portal/famato/form_inscricoes_rentabilidade.php

Programação completa:

7h30      Credenciamento

8h          Panorama para os mercados agrícola e pecuário em MT

Ângelo Ozelame, Gestor Técnico do Imea

8h20      Rentabilidade agropecuária e florestal em MT

Paulo Ozaki, Gestor de Projetos do Imea

9h10      Resultados econômicos de um sistema IPF baseado em floresta – Estudo de caso da Fazenda Bacaeri

Júlio Reis, Pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril

10h        Intervalo

10h30    Resultados econômicos da interação entre os componentes em diferentes arranjos de ILPF – Estudo de caso da Fazenda Gamada

Miquéias Michetti, Analista de Custo de Produção do Imea

11h15    Análise da rentabilidade de sistemas integrados de produção

Mariana Takahashi, Consultora da Rede TT ILPF da Fundação Eliseu Alves

12h        Intervalo para Almoço

13h30    Prêmio Sistema Famato em Campo – reconhecendo Mato Grosso como expoente na produção agropecuária

Rui Prado, presidente do Sistema Famato,

Guto Zanata, gestor do Núcleo Técnico da Famato,

Paulo Carvalho, proprietário da Natural Beef

14h        Apresentação dos cases inscritos na edição 2016

15h        Intervalo

15h30    Apresentação dos cases inscritos na edição 2016

16h15    Premiação


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink