CI

Projeto Rural Sustentável realiza três Dias de Campo em Agudo

Emater/RS-Ascar promove na terça-feira (13/03), no município de Agudo, na Região Central, um Dia de Campo do Projeto Rural Sustentável


A Emater/RS-Ascar promove na terça-feira (13/03), no município de Agudo, na Região Central, um Dia de Campo do Projeto Rural Sustentável, na propriedade de Laurindo Beling, na localidade da Linha Pomeranos. A programação está prevista para começar às 13h30, sendo que haverá mais dois dias de campo semelhantes nos dias 21 e 23 de março, em Agudo, que também fazem parte do Projeto Rural Sustentável, mas que pretende atender a públicos específicos: no dia 13, será destinado ao público de diferentes municípios da Região Central; no dia 21, receberá estudantes e pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); e no dia 23 será centrado no público local de Agudo. 

Os dias de Campo terão quatro estações de visitação: Sistema Silvipastoril; Proteção de Fontes e Nascentes; Manejo de Floresta Exótica de Eucalipto e Energia Fotovoltaica: Bombeamento de Água. 

O Projeto Rural Sustentável, que busca promover a implantação de um Plano de Agricultura de Baixo Carbono, por meio do fomento de implantação de tecnologias em propriedades rurais, conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Department for Environment Food & Rural Affairs (Great) e Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS).

Segundo o supervisor microrregional da Emater/RS-Ascar, engenheiro florestal Gilmar Deponti, o Projeto teve início na Região Central no município de Agudo, no ano de 2016, e funciona através do financiamento de eventos envolvendo experiências inovadoras na agricultura sustentável, com produção de baixo carbono. "A ideia de todo programa de produção de baixo carbono é produzir com tecnologias de pouca emissão de gases de efeito estufa, como é o caso da silvicultura, o sistema silvipastoril, a geração de energia fotovoltaica e os sistemas de bombeamento de água", explica Deponti. "O diferencial deste Projeto é que ele financia eventos que divulguem as tecnologias sustentáveis já instaladas, que foram efetivadas na prática e se adequam à linha do sustentável", complementa o supervisor. 

Projeto Rural Sustentável

O Projeto Rural Sustentável faz parte de um convênio mantido entre o governo do Reino Unido e o governo do Brasil para a implantação de Unidades Demonstrativas visando a produção de tecnologias de baixo carbono, tendo a Emater/RS-Ascar como entidade executora. O objetivo é melhorar a gestão da terra e das florestas por agricultores nos biomas Amazônia e Mata Atlântica em vista de um desenvolvimento rural sustentável, redução da pobreza, conservação da biodiversidade e proteção do clima. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.