CI

Projeto Verde é Vida define ações para 2019

Afubra definiu esta semana o seu plano de ações para 2019

O Projeto Verde é Vida, programa permanente de educação socioambiental e rural mantido pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), definiu esta semana o seu plano de ações para 2019. Os trabalhos a serem realizados terão como tema central Juventude: uma ação social, com o objetivo de discutir com os jovens o papel dele na família e na comunidade, tendo a escola como referência.

Segundo o coordenador pedagógico, professor José Leon Macedo Fernandes, o Projeto Verde é Vida está em constante transformação e inovação. Além de manter as bases de trabalho rotineiras – distribuição de mudas, palestras, Bolsa de Sementes, Ação Conjunta, Pesquisa Científica e outras – procura trazer ações, assuntos e temas pertinentes às necessidades das comunidades. “Para este trabalho dar certo, a parceria com os municípios é fundamental. A equipe do Verde é Vida, tanto da matriz como das filiais, faz a sua parte de apoio. Contudo, são os alunos, professores, pais e comunidade escolar e em geral que conhecem a sua realidade e adaptam para si as sugestões do Verde é Vida”, enfatiza Leon.

Ação Conjunta 2019 – O Dia da Ação Conjunta usará o tema central do Projeto Verde é Vida. A data escolhida é 12 de agosto, dia internacional da juventude, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). “Cada escola é livre para desenvolver ações sobre o tema durante todo o ano, com a culminância nesse dia, com ações voltadas à juventude”, explica José Leon, lembrando que a Ação Conjunta é realizada desde 2007, sempre com grande adesão das escolas parceiras.

Pesquisa Científica - Em 2019 se comemora os 10 anos de pesquisa científica. Com resultados positivos, com base na evolução do trabalho dos alunos, as ações continuarão nos mesmos moldes: alunos e professores desenvolvem suas pesquisas, dentro das normas, tendo por tema um assunto de relevância para a escola, família ou comunidade. A etapa escolar ocorre em datas a serem estabelecidas por cada escola. A 1ª fase da Etapa Regional será realizada de 05 a 8 de julho, e, a 2ª Fase, durante a reunião pedagógica de setembro, nas 13 Regiões de Atuação do Projeto. “A etapa escolar é muito importante, pois, além de selecionar os trabalhos para a etapa regional, prepara os alunos e divulga os trabalhos para a comunidade local”, enfatiza o professor. Os 10 anos da Pesquisa Científica também serão pauta de uma avaliação junto com os professores parceiros, e uma projeção para os próximos anos.

Grupos Ambientais - Ligada à discussão do papel do jovem, o Projeto Verde é Vida dará, em 2019, um enfoque mais amplo nos Grupos Ambientais (GAs), implantados em 2003. Durante a Reunião Pedagógica Especial, em agosto, ocorre o 3º Encontro Regional de Grupos Ambientais, com os Jogos da Juventude. O encontro vai ter como destaque a participação dos jovens nos relatos de experiências e na apresentação de painéis sobre os trabalhos dos Grupos Ambientais. Será reeditado o Manual dos GAs. A proposta é, em 2019, durante o atendimento da coordenação do Verde é Vida às escolas, promover encontros com os alunos dos Grupos Ambientais, tendo como culminância uma palestra para todos os alunos sobre o tema juventude. Na conversa com os membros dos GAs, um debate sobre as propostas e ações que os GAs podem desenvolver nas escolas e nas comunidades.

Projeto Nascentes - Depois da culminância do projeto piloto realizado durante três anos em Boqueirão do Leão/RS, o Projeto Nascentes será levado como proposta para todas as escolas parceiras do Verde é Vida, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A ideia é a escola procurar produtores rurais parceiros para a recuperação de nascentes e o Verde é Vida buscará parceiros para o suporte técnico e pedagógico aos trabalhos.

CAD – Lançado em agosto 2018, o Curso de Atualização a Distância (CAD) é gratuito e voltado para professores de escolas parceiras que participam do Programa de Ação Socioambiental (Pasa). A primeira turma do Curso de Educação Socioambiental Rural conta com 450 alunos. Em 2019, abre nova turma.

Produção de mudas – Um novo projeto piloto está previsto para ser implantado em 2019. Trata-se de as escolas produzirem mudas de árvores nativas da Mata Atlântica e do Bioma Pampa. Da Afubra as escolas vão receber orientação sobre a produção de mudas de árvores e sementes da Bolsa de Sementes, para que elas produzam mudas para comercialização. “A proposta é para que a escola possa ser um instrumento de ensino para que o aluno possa ter conhecimento na produção de mudas. Com a implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), haverá a necessidade de mudas para a recuperação das propriedades rurais e sua reserva legal”, explica Fernandes.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.