Projeto visa restaurar minas de água

MEIO AMBIENTE

Projeto visa restaurar minas de água

“O projeto nasceu em 2009 no Paraná"
Por: -Leonardo Gottems
442 acessos

Um projeto realizado pela empresa Nortox, em parceria com a Coopercitrus Cooperativa de Produtores Rurais, visa recuperar minas e nascentes de água nas propriedades dos agricultores que fazem parte da cooperativa. O Projeto Olho D’Água já acontece em alguns estados e agora será lançado em São Paulo. 

“Pela parceria, a Nortox cede um veículo zero km em comodato, utilizado para o desenvolvimento do Projeto Olho D’Água, além de repassar os recursos para a remuneração do técnico restaurador de minas, capacitação do restaurador e material informativo. A Coopercitrus se encarrega de cadastrar e recuperar as minas e nascentes. O projeto prevê a participação do produtor, ou de alguém designado por ele, para atuar no apoio durante o trabalho de restauração. Assim se garante o aprendizado e a disseminação das práticas conservacionistas”, diz a nota de divulgação da empresa Nortox. 

Desde 2014, o projeto recebe o selo de certificação do Instituto Ambiental Chico Mendes. Também, em 2014, o Olho D’Água ficou em primeiro lugar na categoria Desenvolvimento Sustentável, na nona edição do Prêmio Cooperativa do Ano, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Além disso, o Projeto também foi escolhido pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa) como referência na publicação “Gestão Sustentável da Agricultura”. 

“O projeto nasceu em 2009 no Paraná, através de uma parceria nossa com a Cooperativa Agropecuária e Industrial de Mandaguari, a Cocari, e deu tão certo que não parou mais. Expandimos para diversos municípios do estado do Paraná, depois para o estado de Goiás e agora vamos levar o projeto para outros estados com essa parceria com a Coopercitrus”, afirma Guilherme Acquarole, Gerente Nacional de Marketing da Nortox. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink