Projetos da Mosaic impactam cerca de 40 mil pessoas

SOCIOAMBIENTAL

Projetos da Mosaic impactam cerca de 40 mil pessoas

As iniciativas de desenvolvimento social beneficiaram 10 municípios
Por:
398 acessos

A Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras de fosfatados e potássio combinados, encerra o ano de 2019 com diversas ações socioambientais realizadas com as comunidades dos locais onde atua. As iniciativas foram desenvolvidas por meio do Instituto Mosaic, que  possibilita o desenvolvimento de programas em quatro plataformas de atuação: Água, Alimentação, Educação e Desenvolvimento Local.

Em água, uma das principais iniciativas do ano foi o Edital da Água. Em sua primeira edição, foram selecionados nove projetos – entre mais de 40 inscritos – voltados à gestão de recursos hídricos que visam assegurar disponibilidade e qualidade dos mesmos para as gerações futuras. Com prêmios de até R$ 52 mil, as ações impactam diretamente 1500 pessoas em seis estados diferentes.

Já a plataforma alimentação foi trabalhada por meio do Programa AlimentAção. Com a capacitação de merendeiras e outros profissionais de 32 escolas municipais, a empresa realizou também palestras educativas voltadas para boas práticas na manipulação de alimentos, melhor aproveitamento para diminuir o desperdício e alimentação saudável para o dia a dia. Quinze hortas comunitárias foram implementadas e, como resultado, houve um aumento de 93% de consumo de vegetais e frutas na merenda escolar e redução de 89% no consumo de óleo, frituras e alimentos gordurosos. Além disso, 64% das pessoas relataram mudança nos hábitos alimentares após a iniciativa. Em apenas 2 meses de implementação, 35% das escolas já estão doando excedentes para as famílias da comunidade.

Para reforçar sua atuação neste pilar e alinhado à missão da empresa, de ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa, no Dia Mundial da Alimentação, em outubro, a Mosaic Fertilizantes realizou uma campanha que distribuiu 190 toneladas de alimentos para mais de 90 instituições e cerca de 2 mil famílias das comunidades de Tapira (MG), Catalão e Ouvidor (GO). Além das doações feitas por funcionários da empresa, uma parte deste montante foi adquirida de pequenos produtores com o intuito de impulsionar o desenvolvimento econômico do comércio local. Por meio desta ação, os mercados locais registraram um aumento de 30%, enquanto 56% dos pequenos agricultores tiveram um impacto positivo em sua renda.

Na área de educação, o Programa Mosaic Educa, que tem como objetivo trabalhar a leitura de forma lúdica, prazerosa e educativa, entregou uma sala de leitura em Candeias (BA) e realizou mais de 24 workshops com 488 horas de formação de professores de todo o País. Nos municípios participantes, cerca de 94% dos alunos mostraram mais interesse na leitura e escrita e 85% tiveram um aumento na compreensão de textos lidos.

Arthur Liacre, vice-presidente de assuntos corporativos e sustentabilidade e presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Mosaic, afirma que as ações continuarão em 2020. “As nossas plataformas de atuação estão alinhadas aos nossos objetivos de negócio, tornando nosso trabalho em performance social ainda mais relevante. Cada ação reflete o compromisso que temos com as comunidades em que atuamos e isso nos motiva a continuar desenvolvendo iniciativas em todas as plataformas”, diz.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink