CI

Promadeira: Secretário fala sobre comércio exterior (MT)

Os negócios de exportação também têm espaço reservado para discussões e troca de iniciativas durante o Promadeira


Será realizado hoje em Sinop um workshop sobre comércio exterior. A rodada de palestras será no auditório do Serviço Social da Indústria (Sesi), durante o Promadeira 2008. Apesar de nesse ano o maior evento do setor madeireiro da região norte de Mato Grosso estar focado no mercado interno, os negócios de exportação também têm espaço reservado para discussões e troca de iniciativas durante o Promadeira.

A programação de hoje começa às 18h, com o credenciamento dos participantes da rodadada de palestras, todas gratuitas. O tema é “Comércio Exterior e Política de Desenvolvimento Econômico” e a primeira palestra será minsitrada pelo secretário Estadual de Indústria, Comércio, Minas e Energia de Mato Grosso, Pedro Nadaf, que aboradará “As Ações do Governo para o Desenvolvimento do Comércio Exterior em Mato Grosso”, a partir das 19h30.

Às 20h10, o gestor de Projetos da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Avay Miranda Junior, vai falar sobre “Mercado Internacional para a Indústria de Base Florestal”. E às 20h50, o coordenador do Centro de Excelência em Comércio Exterior (Cecomex), Vitor Galesso, ministra palestra sobre o tema “Comércio Exterior: uma Ferramenta para o Desenvolvimento”. Além das palestras, a feira conta com a Clínica Tecnológica de Móveis, no Salão de Móveis e Decoração. A partir das 19h os presentes vão saber “Como montar uma movelaria – estofados”, e a partir das 20h vão conhecer a “Elaboração de custos e preço de venda para micro e pequena movelaria”.

A abertura do Promadeira foi na quarta-feira e já registrou grande público presente no espaço montado entre o Sindicato das Indústrias Madeireiras (Sindusmad), Sesi e Serviço Nacional da Indústria (Senai). Os visitantes puderam conhecer os três temas dessa terceira edição do evento no estado: Floresta em Pé (feira de madeira); Desenvolvimento Sustentável (feira de máquinas, equipamentos e institucional); e Manejo Florestal (salão de móveis e decoração).

O presidente do Sindusmad, José Eduardo Pinto, um dos organizadores do evento, destacou que o objetivo principal da feira é fomentar o setor, abrindo espaço para que possa atingir novos negócios e mercados. “Nossa expectativa é de que a população venha conhecer melhor todos os produtos que a floresta pode oferecer: a madeira, os móveis, artesanato, biojóias, remédios e orquídeas e que os empresários possam fechar excelentes negócios em nossos espaços que terão compradores e vendedores em contato direto com o público”. Jaldes Langer, presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do (Cipem), também organizador a feira, destacou que o evento é uma realização conjunta dos oito sindicatos de base florestal. "Só Sinop contribui com 16% da madeira do estado, e os principais sindicatos do setor estão aqui na nossa região, por isso nada mais do que justo que o Promadeira 2008, organizado diretamente pelos madeireiros fosse realizado aqui em Sinop”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.