Própolis pode tratar Covid-19
CI
Imagem: Eliza Maliszewski
PESQUISA

Própolis pode tratar Covid-19

Estudo aponta efeitos positivos no tratamento do vírus
Por: -Eliza Maliszewski

O própolis é conhecido pelo poder medicinal e de aumento da imunidade. Ele resulta da colheita de resinas da flora (pasto apícola) pelas abelhas  e alteradas pela ação das enzimas contidas na saliva dos insetos. Sua composição é de 55% resinas vegetais; 30% cera de abelhas; 8 a 10% de óleos essenciais; e 5% de pólen aproximadamente. Ele ajuda na limpeza da colméia e na proteção conta frio e inimigos.

O que está em estudo agora é o potencial do própolis contra a Covid-19.  O médico nefrologista, Marcelo Augusto Duarte Silveira em parceria com a farmacêutica e presidente da Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (Abemel) e Farmacêutica Responsável da Apis Flora, Andresa Berretta, avaliam o uso do extrato de própolis. "Nos últimos anos, estudos científicos realizados parceria com diversas universidades brasileiras, como USP, UNESP e UNICAMP - demonstraram que a própolis possui propriedades anti-inflamatória e imunomoduladora, que são muito relevantes no contexto da COVID-19”, ressalta Andresa.

O projeto piloto terá 120 pacientes internados e testados positivos para a doença. No momento, 83 pacientes já estão em estudo. A previsão é que os dados sejam apurados até o final de julho. O própolis estudado é o Propomax 30 Cápsulas, com padronização patenteada que garante a eficácia do produto, algo que outros extratos não garantirão, não sendo possível dizer, portanto, que qualquer extrato de própolis pode ser usado no tratamento de COVID-19.

É importante destacar que revistas científicas também têm publicado artigos que mostram as propriedades antibacterianas, antifúngicas e antivirais de várias amostras de própolis como mostrou o artigo na "Medicine in Drug Discovery" que elencou substâncias naturais e sintéticas disponíveis no mercado com propriedades para inibir uma proteína PAK1, cuja ativação anormal provoca inflamações e infecções como a causada pela Covid-19. Entre elas está a própolis. 

Segundo a presidente da ABEMEL, o Brasil já é um grande produtor e exportador de mel e própolis e os produtos brasileiros são reconhecidos em todo o mundo. "Precisamos divulgar, incentivar e expandir a produção, garantindo acessibilidade da população a esses importantes produtos", afirma. 
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink