CI

Propriedade rural de Vera é referência na criação de suínos

A Fazenda Lucion foi uma das sete eleitas como referência em iniciativas inovadoras da produção rural do estado na 2ª edição do Prêmio


A Fazenda Lucion, localizada no município de Vera-MT, foi uma das sete eleitas como referência em iniciativas inovadoras da produção rural do estado na 2ª edição do Prêmio Sistema Famato em Campo. Situada a pouco mais de 15 km do perímetro urbano de Vera, a propriedade é conhecida na região norte do estado pela grandiosidade da estrutura que agrega a criação de suínos. 

A propriedade oferece estrutura para abate, laboratório para coleta de sêmen, sítios, conversores de milho e soja em ração e biodigestores para tratamento dos resíduos e transformação em energia. Na fazenda existem 14 biodigestores em um espaço de área irrigada com o biofertilizante. A produção de energia por meio do biogás é de 70% a 80%. A energia gerada é abatida em 50% do consumo do frigorifico da família, localizada em Sorriso-MT.

O plantel é dividido em sítios que agregam os animais desde a fase inicial até a terminação. As fêmeas passam por processo de seleção que determina se serão para reprodução ou comercialização. A inseminação artificial também é feita em laboratório próprio, com a genética dinamarquesa Danbred.

Segundo o coordenador técnico da propriedade, Jonas Steffanello, as atividades agropecuárias da família Lucion estão bem alicerçadas como modelo de diversificação vertical que vai desde a produção de alimentos para suínos, até abate e comercialização.

“A fazenda tem um ciclo completo, no centro sustentável os dejetos suínos são armazenados nos biodigestores que geram o biogás transformando em energia elétrica”, explicou.

Atualmente, a fazenda Lucion conta com um plantel de aproximadamente 17 mil matrizes, produzindo genética e animais de corte que são comercializados no frigorifico da família.

Os proprietários da família Lucion, suinocultores natos de Aberlado Luz, em Santa Catarina, preparam a estrutura para cada estágio da produção dos suínos na fazenda com veterinários, nutricionistas e administradores.

A exploração da agricultura na propriedade é caracterizada, sobretudo, como atividade-meio, considerando que praticamente toda a produção de grãos, soja e milho é destinada à fabricação de ração, utilizada na alimentação do plantel.

Na agricultura é feita a fertiirrigação com seis pivôs, onde são feitos plantio de soja, milho e feijão. O feijão é vendido no comércio local, a soja e o milho são utilizados na fábrica de ração. A produção de milho supre 50% da demanda da fábrica e 100% da soja produzida na fazenda é utilizada na troca por farelo de soja e uma parte é esmagada na própria fazenda para a produção de farelo.

Steffanello disse que o objetivo da família Lucion em participar do Prêmio Sistema Famato em Campo foi compartilhar conhecimento e mostrar que a integração da suinocultura com a agricultura é rentável. “Estamos de portas abertas para uma vasta troca de experiências e para mostrar nossos erros e acertos”, apontou Steffanello.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.