CI

Prorrogado o prazo para vinculação do Nirf

Prazo foi prorrogado até o 31 de dezembro de 2016

Prazo foi prorrogado até o 31 de dezembro de 2016

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) comunica aos proprietários de imóveis rurais com área superior a 50 hectares (ha) que ainda não fizeram a vinculação do imóvel rural nos cadastros do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária  Incra (SNCR) e da Receita Federal do Brasil  RFB (Cafir), que o prazo foi prorrogado até o 31 de dezembro de 2016.

A vinculação dos imóveis visa a integração dos atuais sistemas cadastrais do Incra e da Receita Federal para a estruturação do Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (CNIR). A não vinculação nos cadastros a partir de 1° de janeiro de 2017 sujeitará o imóvel rural à situação de pendência cadastral no Cafir e à inibição da emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR).

O analista fundiário da Famato, Lino Amorim explicou que os declarantes do Imposto Territorial Rural (ITR) com área superior a 50 ha devem receber um comunicado informando o processo de unificação dos cadastros do Incra e da Receita Federal. Amorim lembrou ainda que os declarantes com área menor que 50 ha, apesar de ainda estarem desobrigados, também poderão ser vinculados a qualquer momento. 

O analista explicou que estão dispensados da vinculação os imóveis inscritos no SNCR totalmente inseridos na zona urbana. Esses imóveis não devem estar inscritos no Cafir. Também estão dispensados os imóveis escritos no Cafir que não se destinam à atividade rural. Esses imóveis não devem estar cadastros no SNCR.

A vinculação deve ser feito por meio da Declaração para Cadastro Rural (DCR), no site www.cadastrorural.org.br. Lembrando que o produtor rural só conseguirá realizar o procedimento se o imóvel rural estiver cadastrado com o mesmo titular no Cafir e no SNCR, ou seja, o CPF ou CNPJ do titular devem ser os mesmos em ambos os cadastros.

A Famato, entidade de classe que representa 90 Sindicatos Rurais de Mato Grosso, completou 50 anos no dia 16 de dezembro de 2015. Ao longo dessas cinco décadas levantou diversas bandeiras em prol do produtor. Lidera o Sistema Famato, composto pela Famato, Sindicatos Rurais, Senar-MT e o Imea. Essa trajetória é celebrada graças ao trabalho dos produtores rurais e dos colaboradores. Acompanhem nossas redes sociais pelo www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato (instagram e twitter) #Famato50anos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.