Proteína humana pode elevar safras em 50%
CI
Imagem: Pixabay
ESTUDO

Proteína humana pode elevar safras em 50%

A proteína responsável pelo extraordinário crescimento das plantas é a proteína associada à obesidade
Por: -Leonardo Gottems

Um ajuste genético revolucionário e inesperado, que tem como alvo o RNA, permite o desenvolvimento de safras que produzem significativamente mais alimentos e apresentam maior tolerância à seca. Embora seja um caminho promissor para aumentar a produtividade agrícola, os especialistas dizem que mais trabalho precisa ser feito para entender por que o ajuste funciona. 

Com o objetivo de alimentar de forma sustentável a crescente população mundial, pesquisadores da China e dos Estados Unidos podem ter encontrado uma solução inteligente, na forma de grandes safras. O transplante de uma proteína humana, conhecida por promover o crescimento, em lavouras pode gerar plantas maiores, mais pesadas e mais abundantes, aumentando os rendimentos agrícolas em 50%, de acordo com o novo estudo publicado na Nature Biotechnology.  

"Achamos que esta é uma estratégia muito boa para modificar nossas safras", disse o autor do estudo Guifang Jia, químico-biólogo da Universidade de Pequim. Mas ele admite que "este artigo é um estudo inicial". Ele quer fazer muitos outros testes de acompanhamento, incluindo avaliações de segurança, antes que os produtos prodigiosos da equipe acabem nas mesas dos consumidores comuns. 

A proteína responsável pelo extraordinário crescimento das plantas é a proteína associada à obesidade e à gordura humana denominada FTO. Embora seu gene associado tenha uma má reputação por aumentar o risco de obesidade, essa proteína é importante para regular o crescimento em humanos e outros mamíferos. 

De acordo com os pesquisadores, o FTO modifica quimicamente as fitas de RNA, que são receitas genéticas curtas para proteínas individuais copiadas diretamente do "manual" do DNA. Essa modificação força o RNA a produzir a proteína para a qual ele codifica. Essencialmente, o FTO atua como um interruptor mestre "on" que aumenta a produção generalizada de proteínas em várias fitas de RNA. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.