CI

Prova de Ganho de Peso entra na reta final

Parcial apresentada durante Dia de Campo apontou avanços importantes


Uma das mais importantes provas de ganho de peso realizadas no MS, a promovida pela Nelore-MS - Associação Sul-Mato-Grossense de Criadores de Nelore e ABCZ - Associação Brasileira de Criadores de Gado Zebu apontou na semana passada novos dados. Embora só vá ser concluída no dia 25 de novembro, a parcial apresentada durante Dia de Campo apontou avanços importantes, segundo os técnicos responsáveis.

Adriano Garcia, gerente da Prova, fez uma breve introdução mostrando alguns números relevantes da competição, que conta hoje com 311 animais (274 Nelore, 13, Brahman, 13 Guzerá e 11 Tabapuã) de 84 criadores dos Estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo e Goiás.

Lauro FragaAlmeida, gerente do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos) falou em seguida no evento sobre os trabalhos realizados para a evolução do rebanho nacional, principalmente, da importância em se usar no processo criatório touros avaliados e provados. O palestrante mostrou alguns dados do processo de escolha dos animais que participam do programa.

Já a médica veterinária Ana Elisa Bardi, responsável por empresa parceira, apresentou números que comprovam as vantagens em se realizar avaliações de carcaça por ultrassonografia. "Fazendo o exame no rebanho da fazenda o produtor terá economia na hora de realizar o acabamento, pois saberá exatamente se certos animais já estão prontos ou não para o abate,

evitando assim que eles permaneçam confinados por tempo desnecessário", salientou. Isso também reduz os custos de produção, evidentemente.

Depois, todos participantes do Dia de Campo puderam visitar o local de confinamento dos bezerros que participam da prova, fazendo uma avaliação com acompanhamento técnico. Para Adnelson Vendran, médico veterinário responsável pelos animais, os resultados têm atendido às expectativas e os bezerros estão respondendo de forma muito boa ao manejo realizado durante estes dias de competição.

A Prova de Ganho de Peso da ABCZ/Nelore MS começou no dia 10 de junho e segue até 25 de novembro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.