CI

Prova Vaquero reúne mais de 40 cabanhas em Esteio

Evento vai até o próximo domingo, dia 20, e conta com a presença de competidores de todo o Brasil


??Quarenta e três ?ca??banhas dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo participam, nesta semana, da Prova Vaquero. O evento acontece no Parque Assis Brasil, em Esteio/RS entre os dias 16 e 20 de novembro e é promovido pela Associação Vaquero. Inspirada na prova working cow horse, de sucesso internacional para o cavalo de trabalho, a prova consiste em cinco movimentos de rédeas e cinco movimentos com gado, em que cavalo e cavaleiro devem demonstrar harmonia, velocidade, agilidade e controle do trabalho campeiro. 

Segundo a executiva da Associação Vaquero, Caroline Bertagnolli, os ginetes competem todos na mesma categoria em condição de igualdade. "O importante é o movimento do cavalo. Estão no páreo nove ganhadores do Freio de Ouro, somando prata e bronze são 12 ginetes". Serão R$ 150 mil em prêmios para os vencedores. Competem animais de quatro anos (nascidos entre 1/07/2012 a 30/06/2013), animais marcados e reprodutores (inteiros).

Os jurados julgam em duplas (Tiago Persici, Romeu Koch, Felipe Maciel, Claudio Azevedo, Jorge Agnelo, Marcelo Coelho, Alexandre Sune) e serão dadas 10 notas (cinco de rédeas e cinco com movimentos no boi). "Foram realizados três treinamentos ao longo de 2016 para que os jurados estejam afinados no julgamento, uma vez que julgam separados", explica Caroline. A entrada é franca para as provas classificatórias que começam nesta sexta-feira (18). Além das provas do Vaquero, o evento conta com uma programação de shows musicais e atividades culturais.

Associação Vaquero

A Associação Vaquero foi fundada em 2015 pelas 43 cabanhas com o objetivo de agregar valor funcional ao cavalo de sela. A prova, criada por Roberto Davis, da Cabanha Infinito de São Sepé/RS e Marcelo Bertagnolli da Cabanha Butiá de Passo Fundo/RS, tem o objetivo de reunir famílias e criadores em uma grande festa, com apresentações, homenagens e provas. Já foram realizadas duas provas do Vaquero, em 2014 e 2015, somente pelas Cabanhas Butiá e Infinito. Devido ao sucesso da prova e a confirmação de que realmente atende às demandas do Cavalo Crioulo, ela foi aberta a todas as cabanhas. Este é o primeiro ano em que participam todas as 43 cabanhas da associação. Mais informações, como o regulamento da prova, podem ser encontradas no site: www.provavaquero.com.br

Programação:

17/11

15h – Admissão dos animais

19h – Charla

20h – Show artístico

18/11

9h30 – Prova Vaquero (30 passadas, classificam 4)

15h30 – Prova Vaquero (30 passadas, classificam 4)

20h – Show com Érlon Pericles

19/11

9h30 – Prova Vaquero (30 passadas, classificam 4)

15h30 – Prova Vaquero repescagem (até 50 reinscrições, classificam 8)

20/11

9h – Final prova Vaquero

10h30 – Entrega de prêmios

11h – Leilão Butiá e convidados Vaquero

21h – Leilão Pelagens
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.