CI

Publicação explica manejo da mandioca

A obra aborda as variedades da mandioca, o manejo e a conservação do solo, além da poda, do plantio e da consorciação com outras espécies


A Fundação Banco do Brasil e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical) lançam nesta terça-feira (19-06), às 18h30, na Associação Atlética Banco do Brasil, em Vitória da Conquista (BA), o livro "Mandioca", da coleção 500 perguntas, 500 respostas. Escrito por uma equipe de engenheiros agrônomos e biólogos e editado pelos técnicos Pedro Luiz Pires de Mattos, Alba Rejane Nunes Farias e José Raimundo Ferreira Filho, a obra aborda as variedades da mandioca, o manejo e a conservação do solo, além da poda, do plantio e da consorciação com outras espécies. O livro trata, ainda, do processamento e dos aspectos socioeconômicos, da comercialização e da utilização da raiz, entre outros temas.

Na mesma ocasião, serão lançados selo comemorativo de dois anos de fundação da Cooperativa Mista Agropecuária dos Pequenos Agricultores do Sudoeste da Bahia (Coopasub) e a revista Fécula, editada pela cooperativa.

Segundo o presidente da Fundação Banco do Brasil, Jacques Pena, desde 2003, a instituição tem contribuído para mobilizar pessoas e comunidades, com a articulação de parcerias e a gestão de ações sociais para multiplicar soluções efetivas de transformação social. "Em Vitória da Conquista, investimos cerca de R$ 1,5 milhão na cadeia produtiva da mandioca, para fortalecimento da agricultura familiar", afirma Pena.

O presidente da Coopasub, Izaltiene Rodrigues, acredita que mais de 9 mil pessoas participam do programa implementado pela Fundação BB.

Com área de 18,6 milhões de hectares plantados no mundo, a cultura da mandioca desempenha papel de elevada importância social, pois contribui para a alimentação de mais de 700 milhões de pessoas nos países em desenvolvimento. Os principais países produtores de mandioca são a Nigéria, o Brasil, a Indonésia, a Tailândia, o Congo e Gana. Juntos, esses países são responsáveis por 61,8% da produção mundial, segundo números da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação.

Produtividade:

No Brasil, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que a área plantada com mandioca foi de 1,9 milhão de hectares em 2005, e a produção de raízes frescas atingiu 27,6 milhões de toneladas no mesmo ano, uma produtividade média de 14,2 toneladas por hectare. A região nordeste destaca-se, no cenário nacional, com participação de 35,4% da produção nacional.

Como explica o chefe-geral da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, José Carlos Nascimento, o livro, estruturado na forma de perguntas e respostas, consolida o esforço dos pesquisadores da instituição ao longo de 31 anos. Os questionamentos foram coletados durante feiras agropecuárias, seminários, dias de campo e palestras, e também por meio de cartas enviadas ao Serviço de Atendimento ao Cidadão da Embrapa por produtores rurais, estudantes, técnicos e profissionais. As respostas foram redigidas por uma equipe de pesquisadores da Embrapa, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA). As informações são da assessoria de imprensa da Fundação Banco do Brasil.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.