CI

Publicação reúne números do intercâmbio comercial do agronegócio

A publicação contém uma seção sobre as questões sanitárias e fitossanitárias mais relevantes do Brasil com cada um desses países


A Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI/Mapa) acaba de lançar a publicação Intercâmbio Comercial do Agronegócio – Edição 2007. Nela, analisa-se o comércio bilateral de produtos do agronegócio do Brasil com os 30 principais mercados de destino das exportações brasileiras. A publicação contém ainda uma seção sobre as questões sanitárias e fitossanitárias mais relevantes do Brasil com cada um desses países.

Essa é a segunda edição da publicação, que contém gráficos, tabelas e textos analíticos sobre a evolução das exportações de produtos agropecuários nos últimos seis anos. O objetivo é reunir informações úteis para apoiar decisões dos setores públicos e privados orientadas a expandir o acesso dos produtos brasileiros aos mercados externos. O Intercâmbio Comercial do Agronegócio examina mais detalhadamente os principais aspectos do desempenho recente das exportações, com ênfase na distribuição por mercados de destino.

Entre 2000 a 2006, as exportações do agronegócio apresentaram um crescimento acumulado de 140% e passaram de US$ 20,6 bilhões para US$ 49,4 bilhões. Este desempenho contrasta com o verificado entre 1990 e 2000, quando o crescimento acumulado foi de 60%. No período de 2001 a 2005, enquanto a média anual de crescimento das exportações brasileiras de produtos do agronegócio foi de 17,8%, a média anual de expansão do comércio mundial foi de 9,9%. Em 2005, a participação brasileira nas importações mundiais de produtos do agronegócio chegou a 5,7%.

O Intercâmio Comercial do Agronegócio foi distribuído para órgãos governamentais, bibliotecas, secretarias estaduais de agricultura, federações e associações de exportadores.

Os trinta principais destinos dos produtos brasileiros do Agonegócio são União Européia, Estados Unidos, China, Rússia, Japão, Irã, Argentina, Hong Kong, Arábia, Egito, Emirados Árabes, Venezuela, Coréia do Sul, Canadá, Tailândia, Malásia, África do Sul, Nigéria, Argélia, Chile, Suíça, Indonésia, Angola, Iêmem, Marrocos, México, Romênia, Bangladesh, Taiwan e Uruguai.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.