Publicação trata da importância do minhocário em sistemas agroecológicos

Minhocário

Publicação trata da importância do minhocário em sistemas agroecológicos

Publicações técnicas são resultados da geração de novos conhecimentos, disponibilizados gratuitamente
Por:
184 acessos

Além de soluções tecnológicas e serviços agrícolas, oriundos de projetos de pesquisa agropecuária, a Embrapa oferece ao público interessado em Agricultura seus produtos: cultivares (sementes e mudas), softwares e aplicativos, animais, máquinas, equipamentos, bebidas, fertilizantes, vacinas e publicações técnicas. As publicações técnicas são resultados da geração de novos conhecimentos, disponibilizados gratuitamente. Agricultores, acadêmicos e técnicos podem se beneficiar da lista de títulos com assuntos variados. Uma dessas publicações é sobre o tema Minhocultura – Produção de húmus, técnica voltada à agricultura familiar, que dá sustentação a sistemas de produção de base ecológica.

Minhocultura – Produção de humús é uma publicação escrita pelos pesquisadores  Gustavo Schiedeck e José Ernani Schwengberg, da Embrapa Clima Temperado (Pelotas,RS), pela ecóloga Greice de Almeida Schiavon e pelo engenheiro-agrônomo Marcio de Medeiros Gonçalves. O título, em cinco capítulos, trata  Por que criar minhocas?; A minhoca vermelha-da-califórnia; Criação de minhocas; Coleta de húmus e Como usar húmus de minhoca.

O húmus é um ótimo fertilizante natural e atua de forma benéfica sobre as características físicas, químicas e biológicas do solo. A minhocultura surgiu para acelerar o processo de produção de húmus, que se depender apenas da produção natural pela minhoca é muito lento. A técnica se baseia em criar minhocas em cativeiros, como é explicado na publicação. A produção nos minhocários é de baixo custo e requer pouca mão de obra.

A publicação Minhocultura – Produção de húmus está disponível para download gratuito no site da Embrapa, juntamente com um acervo de outras publicações.Para encontrá-las, basta acessar o site: https://www.embrapa.br/clima-temperado/publicacoes

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink