Publicadas regras para plantio de coco na safra 2011
CME MILHO (DEZ/20) US$ 4,170 (1,12%)
| Dólar (compra) R$ 5,59 (-0,36%)


Agronegócio

Publicadas regras para plantio de coco na safra 2011

O estudo denominado zoneamento agrícola, identifica os municípios aptos e os períodos adequados para o plantio em cada estado
Por:
2042 acessos

As orientações para o cultivo do coco na safra 2011 em Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe foram divulgadas pelo Ministério da Agricultura, nesta quinta-feira (21-10) de outubro. O estudo denominado zoneamento agrícola, identifica os municípios aptos e os períodos adequados para o plantio em cada estado.

O coqueiro (cocos nucifera L.) é uma planta tropical que necessita das condições climáticas hídricas e térmicas que predominam na região Nordeste. O volume mensal de chuva abaixo de 50 milímetros, por um período consecutivo acima de três meses, prejudica a cultura. Para identificar as áreas aptas ao cultivo do coco em cada município, foram analisados dados diários das séries pluviométricas registradas durante 15 anos.

A temperatura média do ar ideal é em torno de 27°C. As mínimas inferiores a 15°C podem provocar desordens fisiológicas, levando ao abortamento das flores. O coqueiro pode ser plantado em diferentes tipos de solos, sendo melhor o desenvolvimento naqueles de textura arenosa. O período indicado para o cultivo do coco de sequeiro será de 1º de março a 31 de maio de 2011, mas o tipo irrigado pode ser cultivado durante o ano todo.

Acesse mais informações sobre o zoneamento agrícola para o coco nas Portarias Nº 380 a 386.

Anúncios que podem lhe interessar


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink