Publicado programa de gestão de risco diferenciado para estabelecimentos avícolas
CI
Agronegócio

Publicado programa de gestão de risco diferenciado para estabelecimentos avícolas

Por:
Sistema de vigilância epidemiológica inclui colheitas de amostras – regulares ou aleatórias – para a realização de testes laboratoriais para o diagnóstico de salmonelas

As normas do programa de gestão de risco diferenciado com vigilância epidemiológica e adoção de vacinas em estabelecimentos avícolas considerados de maior susceptibilidade à introdução e disseminação de doenças foram publicadas na sexta-feira, 12 de abril, no Diário Oficial da União (DOU), pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).


Por meio da Instrução Normativa nº 10, foram listados os estabelecimentos que exercem atividades e necessitam de maior rigor sanitário, como os estabelecimentos avícolas de postura comercial com galpões do tipo californiano, clássico ou modificado; os que enviam aves para locais com aglomerações (como feiras e leilões) e os que destinam aves para locais de venda de animais vivos (como casas agropecuárias).


O sistema diferenciado inclui colheitas de amostras – regulares ou aleatórias – para a realização de testes laboratoriais para o diagnóstico de salmonelas. As coletas devem ser feitas por médicos veterinários do serviço oficial ou que realizam o controle sanitário do estabelecimento avícola, sob fiscalização ou supervisão oficial. O material deve ser enviado para diagnóstico laboratorial a cada quatro meses.


No caso de diagnósticos positivos para determinados sorotipos de Salmonella spp., o laboratório deverá encaminhar os resultados imediatamente ao serviço veterinário estadual e para a Superintendência Federal da Agricultura (SFA) do estado onde se localiza o estabelecimento.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.