CI

Publicado zoneamento agrícola para soja e banana

O estudo tem o objetivo de identificar as áreas aptas e os períodos de plantio com menor risco climático


As normas do zoneamento agrícola para a soja nos estados de Tocantins, Piauí, Mato Grosso, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Goiás e no Distrito Federal foram publicadas, nessa quarta-feira (22), no Diário Oficial da União (DOU). A Portaria N° 139 estabelece os requisitos para o zoneamento da banana no estado de Santa Catarina. O estudo tem o objetivo de identificar as áreas aptas e os períodos de plantio com menor risco climático.

Soja - Os elementos que mais influenciam na produção da soja são a precipitação pluvial, temperatura do ar e fotoperíodo. A disponibilidade de água é mais importante em duas etapas do plantio: na germinação e na floração dos grãos. A temperatura ideal para o crescimento e desenvolvimento da cultura é 30º C.

Banana - Santa Catarina destaca-se como o terceiro maior produtor de banana, com por 10% do total nacional. A melhor faixa de temperatura para o desenvolvimento da cultura é de 26°C a 28°C.

Confira a íntegra das portarias do zoneamento agrícola da soja por estado:

            Nº 129 - Bahia


            Nº 130 - Maranhão


            Nº 131 - Piauí


            N° 132 - Rondônia


            N° 133 - Tocantins


            N° 134 - Distrito Federal


            N° 135 - Goiás


            N° 136 - Mato Grosso do Sul


            N° 137 - Mato Grosso


            N° 138 - Minas Gerais

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.