CI

Publicado zoneamento de milho 1ª safra e sorgo

Orientações do milho valem para 17 estados produtores e o sorgo para 5 estados


Foto: Marcel Oliveira

Depois de uma revisão metodológica para indicar a janela de plantio de maior segurança, o Ministério da Agricultura publicou, nesta terça-feira (14), o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para o milho 1º safra no ano-safra 2020/2021. As recomendações valem para 17 estados: DF; GO; MT; MS; BA; MA; PI; AC; RO; TO; ES; MG; RJ; SP; PR; RS e SC.

Depois de 15 reuniões virtuais de validação para cultura do milho os estudos incluíram outras orientações aos produtores de forma a minimizar os riscos. São elas: maior exigência hídrica no momento do plantio; avaliação da chuva excessiva no período de colheita; readequação dos ciclos médios das cultivares e maior precisão na quantificação do risco de geada.

Também foram publicadas as portarias de Zarc da cultura do Sorgo para os estados da Bahia, Maranhão, Piauí, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. O sorgo passará por revisão metodológica ainda este ano, com isso outros estados terão portarias divulgadas até novembro deste ano. 

O Zarc tem o objetivo de reduzir os problemas relacionados a eventos climáticos não desejáveis e permite ao produtor identificar a melhor época para plantar, levando em conta a região do país, a cultura e os diferentes tipos de solos. Os produtores que ficam fora do zoneamento não pode acessar o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e o Programa de Subvenção ao prêmio do Seguro Rural (PSR).
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.