CI

Público da AgroBrasília confere tecnologias desenvolvidas para o Cerrado

As tecnologias desenvolvidas para o Cerrado estão despertando o interesse do público da AgroBrasília


As tecnologias desenvolvidas para o Cerrado estão despertando o interesse do público da AgroBrasília, feira de tecnologias e negócios agropecuários iniciada na quarta-feira (15) no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, área de 320 mil metros quadrados instalada no Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF). Estudantes, técnicos e produtores estão conferindo as contribuições da Embrapa Cerrados (Planaltina - DF) para o desenvolvimento agropecuário.

Antes mesmo de chegar ao local do evento, na BR 251 Km 5, sentido Brasília – Unaí, os visitantes já se dão conta da importância da agricultura para a região do PAD-DF, pólo agrícola com índices de produtividade bem acima da média brasileira. Os campos de sorgo e milho, nas duas margens da BR que dá acesso à feira, são a prova do sucesso alcançado com o programa iniciado nos anos de 1970.

Para atrair a atenção do público da AgroBrasília, a equipe da Embrapa Cerrados montou uma vitrine tecnológica com cultivares de soja, trigo de sequeiro, amaranto, quinoa, área de safrinha com girassol e amaranto, forrageiras, leguminosas, plantas de cobertura, curral com seis animais Brasil Genética Nelore (BRGN) e viveiro com mudas de oitenta espécies.

Algumas novidades da pesquisa, como a recuperação de espermatozóides de bovinos mortos, são explicadas por técnicos da Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa. Os visitantes também têm acesso a publicações técnicas e receitas culinárias com frutos nativos do Cerrado distribuídas no estande montado ao lado da vitrine de tecnologias.

Produtores, estudantes e autoridades visitaram o espaço na manhã de quinta-feira (16). Para Volker Niklahs, conselheiro para alimentação, agricultura e defesa do consumidor da Embaixada da Alemanha, a AgroBrasília é importante para compreender a diversidade de tecnologias utilizadas na produção de alimentos.

Atenção às novidades

O agrônomo Luis Joaquim Missio, gerente da Fazenda Pôr-do-sol, propriedade de 4600 hectares em Cristalina (GO), destaca que para acompanhar o avanço tecnológico é preciso ficar atento às novidades que surgem em eventos como a AgroBrasília. “Estive aqui na 1ª edição, no ano passado, mas de um ano para o outro já surgem coisas novas”, comenta.

Os estudantes do ensino médio do Centro Educacional do PAD-DF também aproveitaram a realização da feira para adquirir novos conhecimentos. Mariana Pereira da Silva, aluna do 3º ano, diz que “a grandeza da agricultura do Distrito Federal” pode ser conferida na AgroBrasília.

A professora Eliane Ministerio, produtora de leite no PAD-DF, gostou do espaço destinado às mudas de espécies nativas do Cerrado. “Tenho uma área de 580 hectares com muita mangaba, cagaita, ipês, pequi, jatobá, araticum, baru... e algumas das mudas foram adquiridas no viveiro da Embrapa Cerrados”, menciona. Para Eliane, a AgroBrasília exemplifica o mérito dos que ajudaram a tornar a área viável para a agropecuária. “O PAD-DF merece. É a área de produção e sustentação de Brasília”.

Agrobrasília 2009 - De 15 a 18 de abril
Local: BR 251 km 05, Brasília –DF
Informações: 61 3339 6516 / 61 3339 6500

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.