CI

Público da Festa da Uva 2019 chega próximo a 600 mil pessoas

Durante 17 dias, visitantes foram convidados a Viver Una Bela Giornada, com um novo formato de evento


Depois de 17 dias de uma intensa programação artística e cultural, chega ao fim neste domingo, 10 de março, no Parque Mario Bernardino Ramos, em Caxias do Sul, a Festa da Uva 2019. Com o tema Viva Una Bela Giornada, o evento reuniu um público total de aproximadamente 600 mil pessoas, somando todos que visitaram os Pavilhões, prestigiaram os Desfiles Artísticos do centro da cidade e ainda participaram das atividades preparatórias do evento, como Festa da Colheita, Concurso de Escolha das Soberanas, Competições Esportivas (corrida, bocha e Quatrilho) e o Preview. De acordo com a presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva 2019, Sandra Mioranzza Randon, são muitos os motivos para comemorar. “Foi uma festa com novo formato, pensada para proporcionar aos nossos visitantes as mais diferentes experiências em termos de dança, música, gastronomia e diversão. Estamos muito felizes com os resultados alcançados e só temos que agradecer a todas que viveram conosco esta Bela Giornada”, destacou.

A Festa da Uva 2019 foi aberta oficialmente dia 22 de fevereiro, em solenidade com a presença do vice-presidente da República, Hamilton Mourão. Durante todos os dias, artistas locais e regionais subiram aos palcos dos Pavilhões Nostra Itàlia e Nostra Gente, mostrando toda a cultura e história de Caxias do Sul e Região da Serra. Ao todo, foram 185 apresentações, envolvendo cerca de 1.690 artistas, entre dançarinos, músicos e cantores. “Muito importante destacar que, além de valorizar a cultura italiana, oportunizamos a participação de artistas locais de outros gêneros musicais, como rock, o blues e o jazz, numa verdadeira integração entre o passado e o presente desta terra”, completou a presidente.

Entre as mudanças implementadas nesta edição, Sandra destaca como um dos pontos positivos a recepção aos visitantes com um cacho de uvas, como forma de acolhimento. Até este domingo, 10, foram distribuídas 100 toneladas da fruta no acesso aos pavilhões e nos desfiles no parque e na Rua Sinimbu. Outra mudança estrutural que foi considerada positiva pela organização foi qualificação do ambiente de exposição, com a cenografia de 10 mil metros quadrados, corredores mais amplos e o fim do fluxo forçado de circulação. “Foi um passo importante para a consolidação desta nova proposta de evento, valorizando os expositores e permitindo que o público tivesse liberdade para fazer os seus próprios roteiros pela festa”, enfatizou Sandra.

Com o envolvimento de 1,2 mil pessoas diretamente na estruturação e organização do evento, a Festa da Uva 2019 contou, ainda, com 240 expositores nas áreas de indústria, comércio, serviços, entidades e patrocinadores.  Na área de Gastronomia, foram 100 pontos de alimentação, mais 50 agroindústrias e 10 distritos, representando a força do interior. As vinícolas também foram destaque no evento, reunindo cerca de 50 empresas. Com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 13 produtores de Caxias e Região puderam participar do evento no Pavilhão Nostra Gente. “É um evento que mobiliza toda a Serra Gaúcha, movimentando de forma decisiva a economia e aquecendo setores como hotéis e restaurantes”, frisou.

Ambientes  – Sem dúvida, um dos espaços mais apreciados pelos visitantes da Festa da Uva 2019 foi o Jardim e a Alameda das Réplicas. No local, além de descansar e ver de perto a história de Caxias do Sul, o público pode realizar piquenique no gramado com cestas de produtos coloniais, como pães, salames, queijos, suco de uva, vinhos e espumantes e assistir apresentações de orquestras ao entardecer. Outros ambientes que também chamaram a atenção dos visitantes foi a exposição de uvas em estruturas coloniais, exalando o perfume da fruta pelo ambiente, no Pavilhão Nostra Itàlia; a Vila dos Distritos, mostrando a força das localidades do interior e regiões administrativas, com artesanato e delícias gastronômicas. 

Desfiles Temáticos – Inspirados pela música tema Viva Una Bela Giornada, de autoria de Mario Michelon, e sob a direção Artística do coreógrafo Matheus Brusa, os desfiles temáticos da Festa da Uva 2019 atraíram milhares de pessoas à Rua Sinimbu, dias 26 de fevereiro e 10 de março, e nos Pavilhões da Festa da Uva, nos dias 27 e 28 de fevereiro e 6 e 7 de março. “A realização dos desfiles no Parque Mario Bernardino Ramos foi um dos grandes acertos desta edição, pois aproximou as alegorias e figurantes do público, proporcionando uma grande integração e emocionando artistas, figurantes e espectadores”, salientou o gestor do Projeto Festa da Uva 2019, Guilherme Zacani.

Shows – A Casa Della Mùsica foi palco de 22 atrações de nível nacional e regional: Thiaguinho, Molejo, Poesia Acústica, 30/30, MC Kekel, Jerry Smith, Ultramen, Santograau, Armandinho, Thaeme e Thiago, Vitor Kley, Fernando & Sorocaba, Amado Batista, Gaúcho da Fronteira, Mano Lima, Grupo Rodeio, Anitta, Zé Neto & Cristiano, Jota Quest, Capital Inicial, Dudinha e a Galinha Pintadinha, Thomas Machado e Guri de Uruguaiana. Nos Palcos Itàlia e Nostra Gente, diversos grupos típicos animaram o público, como Zo Scarpon, Girotondo, Ragazzi Dei Monti, Irmãos Manzoni e Grupo Riccordi.

Artistas locais, como a cantora gospel Isadora Pompeu, e a banda de sucesso internacional Yangos, foram destaques na programação e reuniram públicos expressivos. A cantora que deu voz à música tema da Festa da Uva, Viva Una Bela Giornada, Tatiéli Bueno, integrou a programação com quatro apresentações. A dupla Rafa Gubert e Tita Sachet apresentou seu novo projeto, Elegance, e também suas já conhecidas versões de canções da música nacional e internacional.

Encerramento – A cerimônia de encerramento da Festa da Uva ocorreu logo após o término do desfile na Rua Sinimbu. Na ocasião, além da presidente Sandra Randon, as soberanas – Rainha Maiara Perottoni e as Princesas Milena Remus Caragnato e Viviane Piamolini Gaelzer - e o prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra, fizeram seus pronunciamentos. A animação do evento ficou por conta do Zo Scarpon.

Patrocínios – Com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC-RS), do Governo do Estado do Rio Grande do Sul; Lei Rouanet, do Ministério da Cidadania; e Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, a Festa da Uva 2019 contou com importantes incentivadores: Bradesco (Apresentaçã0), Schin (Cerveja Oficial), Marcopolo, Randon e Banrisul (Patrocínio), Rodoil, Cielo, Elo, RGE, Lojas Havan, Lojas Pompéia e Lojas Colombo/Crediare e Tramontina (Apoio) e Prefeitura de Caxias do Sul, NET/Claro, Imply, Delta Fértil, Unimed, Sul Peças e Gráfica Murialdo (Parceria). “Só temos a agradecer a todos que apostaram neste novo modelo de evento e permitiram que esta festa fosse realizada com sucesso”, frisou o diretor Executivo, Luciano Pereira.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.