CI

Público da Granexpoes 2009 conhecerá variedade do café capixaba

A produção de café é o carro chefe do agronegócio em mais de sessenta municípios capixabas, e é o segundo maior produtor de café do Brasil


O café, carro-chefe do agronegócio capixaba, terá destaque no Espaço Cafés na Granexpoes 2009. No local se mostrará aos visitantes o potencial do produto do Espírito Santo, com foco principal no consumidor final, para que esse público aprenda a identificar o produto do estado, conhecendo o sabor, o aroma e o preço do café capixaba. A iniciativa da Granexpoes 2009 busca valorizar o produto e estimular o produtor a investir na pós-colheita.

Devido a importância do café na economia do Espírito Santo, foi criado o Espaço Cafés na Granexpoes 2009. No local terá uma mesa de degustação para que os convidados e o público em geral saboreiem e apreciem o aroma e o paladar do café de diversas regiões do Estado, que serão divididas de acordo com o Novo PEDEAG – Plano de Desenvolvimento Estratégico da Agricultura Capixaba.

Durante o evento, serão promovidas aulas-show com preparação de cafés por baristas (profissionais que preparam cafés de alta qualidade), minicursos de culinária e artesanato com resíduos derivados do produto.

A produção de café é o carro chefe do agronegócio em mais de sessenta municípios capixabas, e é o segundo maior produtor de café do Brasil, com estimativa de colher 10,3 milhões de sacas para 2009 cerca de 25% do total nacional, e é o primeiro de conilon, com 75% da produção sendo que a cafeicultura é responsável por 43,6% do Valor Bruto da Produção (VBP) Agropecuária do Espírito Santo.

O Espaço CafES é resultado de uma parceria entre o Sindicato do Comércio de Café em Geral do Estado do Espírito Santo (Sindicafé-ES), o Sindicato da Indústria de Torrefação e Moagem de Café do Estado do Espírito Santo (Sincafé), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES) e Secretaria da Agricultura do Espírito Santo/Incaper.

A feira será de 18 a 23 de agosto, de 9 da manhã às 10 da noite, no Centro de Eventos Floriano Varejão, em Carapina, na Serra.

As principais novidades e a programação completa da GranExpoES podem ser conferidas pelo site www.granexpoes.com.br. As informações são da assessoria de imprensa do evento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.