CI

Público prestigia Seminário de Cooperativismo nesta terça-feira

Buscando fortalecer o setor do cooperativismo a segunda edição do Seminário Regional de Cooperativismo


Buscando fortalecer o setor do cooperativismo, aconteceu nesta terça-feira (28/08), durante a 41ª Expointer, a segunda edição do Seminário Regional de Cooperativismo, evento promovido pela Emater/RS-Ascar e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). Mais de 75 pessoas, representando 35 cooperativas de todo o Estado, participaram do evento realizado na Casa da OCERGS, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

“É muito bom que o público da agricultura familiar e o cooperativismo estejam presentes na Expointer, que muito tempo foi marcada mais pela presença do agronegócio. Este evento dentro da feira é muito bom para termos um espaço para capacitação e de debate de dificuldades, de assuntos do dia a dia das cooperativas e de políticas públicas que são fundamentais para a garantia do jovem no campo e de renda para a agricultura familiar, para que se fortaleça cada vez mais”, explicou o vice-presidente da Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Itati, Terra de Areia e Três Forquilhas (Coomafitt), Bruno Engel.

Durante a programação, foram abordados temas como a tributação para cooperativas, energia fotovoltaica e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para fornecimento de produtos às unidades prisionais no Rio Grande do Sul, além do PAA em sistema de doação simultânea.

Na abertura do Seminário, o representante da Emater/RS-Ascar, Giancarlo Rubin, falou em nome da diretoria e ressaltou que o cooperativismo, além de produzir riqueza, ele distribui. “A Emater e SDR estão juntas para fomentar políticas públicas e aumentar os espaços de participação dos agricultores no fornecimento de alimentos provenientes da agricultura familiar, ampliando a renda”, ressaltou. Também participaram do ato o secretário da SDR, Tarcísio Minetto, o presidente da OCERGS, Virgílio Peres e o presidente da Unicafes/RS, Gervásio Plucinski.

Cooperativismo na Expointer

Além do Seminário Regional de Cooperativismo, até o dia 02 de setembro a Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar (UCP) estará presente na quadra 09, ao lado do Pavilhão da Agricultura Familiar, para apresentar aos visitantes da Expointer as ações desenvolvidas pela Instituição em prol das cooperativas.

As sete UCPs espalhadas pelo Estado auxiliam as cooperativas, motivando os participantes, realizando diagnósticos, promovendo capacitações e eventos de discussão e divulgação, contribuindo para a educação cooperativa e montando planos de gestão.

No espaço da Emater/RS-Ascar na Expointer, além de demonstrar o trabalho da UCP, a intenção é divulgar as cooperativas atendidas e os produtos saudáveis que elas fornecem diretamente à população ou por meio de políticas públicas. Da mesma forma, o espaço serve para divulgar os processos de intercooperação, que inclui a Redecop”, explica o coordenador da UCP Porto Alegre e Serra, Marcelo Cotrin.

Cotrin destaca ainda, a importância de divulgar as ações do cooperativismo na Expointer e de abrir espaço, também no evento, para o debate de temas cruciais aos cooperativados, como a comercialização, mercados institucionais e a energia fotovoltaica para o desenvolvimento delas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.