CI

Qualidade da carne passa pelo frigorífico e supermercado


O Núcleo Gestor do programa Cadeia da Carne continua com seus esforços para garantir a qualidade do alimento para o consumidor. Entre os dias 28 de abril e dois de maio acontece o treinamento de Carne Maturada, no Supermercado Wagner, das 17 às 21 horas, em Campo Grande. No frigorífico Caarapó, em Caarapó, acontece Higiene, manipulação, desossa e cortes padronizados.

O processo da embalagem a vácuo e da maturação da carne tem por objetivo a melhoria nas características de higiene, maciez e sabor do produto, através da maturação, em condições controladas de umidade e temperatura, com a finalidade de minimizar as diferenças qualitativas de vários tipos de carne. Isto vale tanto para carnes nobres como picanha e contrafilé, como para carnes ditas comercialmente “de segunda”, entre elas, lagarto, costela e músculo. Com esta característica, a carne torna-se uniforme e de alto potencial de mercado.

Segundo o instrutor José Roberto, do Senai, a maturação da carne é um processo totalmente natural que permite acentuar a maciez, a suculência, o sabor e desenvolver um aroma característico da carne, sem perda de seu valor nutricional.

Higiene, manipulação, desossa e cortes padronizados

No Frigorífico Caarapó acontece o treinamento de Higiene, manipulação, desossa e cortes padronizados, que aborda o processo de desossa para obtenção de cortes padronizados, os procedimentos higiênico-sanitários sobre instalações, equipamentos, manipulação e produtos, principais agentes responsáveis por contaminação dos alimentos e os procedimentos para o seu controle, entre outros.

Todos os treinamentos acontecem sob a responsabilidade do Núcleo de Relações com Mercado do Senai. O grupo gestor do programa Cadeia da Carne é formado pela Acrissul, AMAS, ASBRAM, ASPNP, Banco do Brasil, DFA, Embrapa, FIEMS/SENAI, Famasul, Governo do Estado, através da Secretaria de Produção, Sebrae/MS, Sicadems, Senar e UFMS.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.