CI

Qualidade da classificação da Emater/RS é destacada pelo setor fumageiro

Qualidade da classificação da Emater/RS

é destacada pelo setor fumageiro.

A segurança permitida aos agricultores e às indústrias com a classificação do fumo realizada pela Emater/RS foi o principal ponto positivo destacado hoje (21/01) à tarde, durante a assinatura do termo de cooperação para o desenvolvimento da atividade na safra 2002/2003. Estiveram presentes ao ato, o diretor administrativo da Emater/RS, Afonso Hamm, os presidentes da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Hainsi Gralow, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS), Sérgio de Miranda, e do Sindicato da Indústria do Fumo (Sindifumo), Cláudio Henn, e o vice-presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Francisco Schardong, que reiteraram a participação dos técnicos da Emater/RS como árbitros no processo de classificação do fumo no momento da comercialização.

Pelo acordo assinado pelas entidades, uma equipe de pelo menos dez técnicos classificadores da Emater/RS deve acompanhar todo o processo de compra do fumo pelas indústrias instaladas nos municípios gaúchos de Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Rio Pardo e Vale do Sul, que beneficiam praticamente toda a produção brasileira de tabaco. Nesta safra, devem ser comercializados cerca de 650 mil toneladas de fumo. A Emater/RS desenvolve o trabalho desde 1987, quando a classificação ainda era obrigatória e de responsabilidade do Ministério da Agricultura. Há três, com a desobrigação da classificação, a Emater/RS passou a ser contratada pelas entidades ligadas ao setor para garantir a transparência no processo de compra e venda.

Durante o ato, o diretor administrativo da Emater/RS, Afonso Hamm, destacou a importância do reconhecimento, por parte das entidades, da qualidade do serviço prestado pela Divisão de Classificação da Emater/RS, lembrando que, dentro de alguns dias, o setor estará recebendo o certificado internacional de qualidade dos serviços ISO 9001:2000. Para maior agilidade no processo, os técnicos da Emater/RS aconselham os agricultores a realizarem a classificação da maneira mais correta possível já nas suas propriedades, evitando os horários e os dias mais quentes, reduzindo, assim, o risco de diferenças no momento de vender o produto à indústria. Além disso, afirmam que é importante que os agricultores acompanhem pessoalmente a venda do fumo e que procurem os técnicos da Emater/RS, que estão identificados nos portões de entrada do produto, em caso de dúvida.

O presidente da Afubra, Hainsi Gralow, destacou a importância da cultura do tabaco para a manutenção dos agricultores no meio rural, afirmando, também, que a contratação da Emater/RS para a classificação do fumo é de enorme importância para os produtores, que se sentem mais seguros quanto à correta avaliação dos lotes comercializados. Gralow disse também que a safra deste ano enfrentou problemas com o excesso de chuvas na primavera, o que está provocando a produção de folhas mais leves, reduzindo o volume a ser colhido, que deveria ser de 700 mil toneladas, mas deve chegar a 650 mil toneladas.

O segmento industrial, representado pelo presidente do Sindifumo, Cláudio Henn, também enfatizou a importância da arbitragem da Emater/RS no processo de comercialização do fumo. "A responsabilidade da Emater/RS é muito grande, pois cerca de 82 mil agricultores gaúchos estão envolvidos nesta atividade, gerando uma receita de R$ 1,5 bilhão", afirmou Henn.

Já o vice-presidente da Farsul, Francisco Schardong, também destacou a importância da fumicultura para a economia de diversos municípios gaúchos. Para o presidente da Fetag, Sérgio de Miranda, a classificação realizada pela Emater/RS garante uma maior credibilidade ao fumo produzido pelos gaúchos, o que aumenta os ganhos, principalmente na exportação.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.