CI

Qualidade de armazenagem melhora com equipamentos adequados e bem projetados

Evento se encerrou nesta quinta-feira (29.10)


Durante a 31ª edição do Congresso Nacional de Milho e Sorgo, que se encerrou na quinta-feira (29/10), em Bento Gonçalves, o consultor técnico da área de armazenagem e aeração de grãos José Boaventura da Rosa Franco apontou os principais cuidados para a conquista da qualidade na armazenagem de grãos de milho e sorgo.

De acordo com Rosa Franco, há alguns anos imaginava-se que para fazer armazenamento era preciso que as unidades fossem grandes e que tivessem grandes capacidades. 

?Isso tem uma série de desvantagens, embora por saco armazenado o custo do investimento seja baixo, na realidade o custo de fretes e logística para levar até essa unidade e depois tirar dela também é grande. Além do mais, é muito difícil preservar o produto em grandes quantidades. Não é possível controlar e fazer as práticas normais de aeração para resfriamento da massa de grãos. Silos de grande capacidade requerem ventiladores de grande potência, ou não se faz a aeração?, afirmou.

Para Rosa Franco, ?o produtor produz em grande quantidade depois, se ele não tem equipamento adequado para fazer uma boa armazenagem, ele começa a estragar o seu produto a partir do momento em que ele vai depositar no silo, seja por equipamentos inadequados, seja por equipamentos mal projetados?.

Ele disse que a grande maioria das pessoas que adquirem equipamentos não consultam pessoas que conheçam equipamentos para lhes dar as características que o equipamento deve conter, e tem muitas e muitas fábricas de equipamentos de todas as formas.

?O que é preciso fazer antes de entrar na secagem é percorrer os caminhos do grão, analisando desde a moega, colhendo amostras para avaliar o dano que um equipamento dessas produz. Quem fizer isso vai se surpreender com a quantidade de equipamentos que provocam danos ao grão. Isso afeta grandemente a qualidade do produto e as perdas de qualidade são enormes?, diz o especialista.

Conforme Rosa Franco, ?os equipamentos de qualidade são aqueles que vão nos garantir que vamos guardar aquele grão que você produziu com tanto sacrifício e carinho nas melhores condições para a finalidade a que se destina, para silagem úmida ou guardar o grão?, concluiu.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.