CI

Qualidade do leite é debatida no Simpósio do Leite e 7ª Fórum Nacional de Lácteos em Erechim

Representantes da cadeia produtiva do leite participam da 13ª edição do Simpósio do Leite e 7ª Fórum Nacional de Lácteos.


Representantes da cadeia produtiva do leite participam da 13ª edição do Simpósio do Leite e 7ª Fórum Nacional de Lácteos, que aconteceram na quarta e quinta-feira (08/06), no Parque da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (Accie). A qualidade do leite marcou o painel que teve a participação do engenheiro agrônomo e doutorando em Bovinos de Leite da Emater/RS-Ascar, Vilmar Fruscalso. 

O painel teve como moderador o doutor e chefe geral da Embrapa Gado de Leite (MG), Paulo Carmo Martins. Também participaram o chefe da divisão técnica do Senar/RS, João Augusto Araújo Telles, o representante dos Laticínios Bela Vista Ltda (Piracanjuba), Athaide Newman Rodrigues da Silva, e o professor e doutor, coordenador do Serviço de Análise de Rebanhos Leiteiros, da Universidade de Passo Fundo (UOF), Carlos Bondan.

De acordo com Fruscalso toda a cadeia produtiva do leite é responsável pela qualidade do produto. Mas, segundo ele, a responsabilidade maior é do produtor, já que a higiene na ordenha e nas instalações são fatores primordiais para a qualidade do leite. "Já evoluímos, mas não o suficiente. Leite tem que ser produzido com segurança", destacou.

Também foi defendido mais assistência técnica, fiscalização mais efetiva, profissionalização e comprometimento do produtor. Fruscalso destacou ainda as ações que a Emater/RS-Ascar vem desenvolvendo na área de bovinos de leite, como a assistência técnica para 500 famílias, de 23 municípios de região do Alto Uruguai, atendidas pela Chamada Pública do Leite, cursos de capacitação no Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre), entre outras.

Paralelo ao evento, acontece a 5ª Mostra de Trabalhos Científicos, espaço para que estudantes, pesquisadores e profissionais, atuantes na área de leite e derivados, possam expor seus trabalhos e divulgar informações científicas e tecnológicas.

Abertura - A abertura oficial do Simpósio do Leite aconteceu na quarta-feira (08/06) à tarde, com a presença de lideranças. O governador José Ivo Sartori foi representado pelo secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcisio Minetto. O gerente regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Nilton Cipriano Dutra de Souza, representou o presidente da Emater/RS, Clair Kuhn. Cipriano disse que a "Emater acredita e tem investido cada vez mais neste setor". O secretário Minetto também destacou a importância da atividade leiteira para a permanência dos jovens no campo e a importância de eventos como estes para "oportunizar conhecimento". "A cadeia do leite precisa da união do Estado, dos municípios e das cooperativas" para termos produção com qualidade.

O evento é promovido pela Associação dos Médicos Veterinários do Alto Uruguai (Amevau), com apoio de várias empresas, entre elas a Emater/RS-Ascar.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.