Qualidade do leite é discutida em reunião integrada no Tocantins

Agronegócio

Qualidade do leite é discutida em reunião integrada no Tocantins

O objetivo é discutir e analisar as ações integradas de fiscalização desenvolvidas pelas instituições que compõem o CQuali
Por:
303 acessos
A Adapec – Agência de Defesa Agropecuária - participará da reunião Técnica do CQuali - Centro Integrado de Monitoramento da Qualidade do Leite - que começa nesta quarta-feira (19), e segue até sexta-feira (21), em Palmas, no auditório da Procuradoria da República do Tocantins. O encontro é anual e contará com a participação dos estados das regiões Centro Oeste e Norte. O objetivo é discutir e analisar as ações integradas de fiscalização desenvolvidas pelas instituições que compõem o CQuali.

Na quinta-feira, 20, pela manhã, a chefe do núcleo de Inspeção de Leite e Derivados da Adapec, Elisângela Muniz de Oliveira, ministrará uma palestra sobre o Panorama Estadual da Inspeção de Leite e fará uma exposição das ações desenvolvidas, pelo SIE - Serviço de Inspeção Estadual. “Nossos trabalhos visam à fiscalização de estabelecimentos lácteos registrados no SIE, que atualmente contabilizam 20 laticínios, presentes em 12 municípios do Tocantins, visando o controle da qualidade do leite e seus derivados”, afirma.

O evento reúne profissionais e técnicos do Mapa - Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Ministério Público Federal, ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Ministério da Justiça, Polícia Federal e os órgãos de Inspeção federal, estadual e municipal, dos estados participantes.

Cquali - O Cquali/ Leite é a integração de ações entre o Mapa, Ministério da Justiça, por meio do DPDC - Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor e Anvisa, onde prevê a fiscalização de forma articulada e interinstitucional dos estabelecimentos produtores e indústrias, respeitando as competências legais de cada órgão e a legislação vigente. O principal intuito é monitorar no comércio a conformidade do leite pasteurizado, UHT e leite em pó, em suas classificações, abrangendo o SIF- Serviço de Inspeção Federal, o SIE - Estadual e o SIM - Municipal - bem como, o combate ao comércio informal do leite.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink