CI

Qualidade do leite gaúcho será debatido na Agrotecno Leite 2014

RS possui laboratório especializado em análise da qualidade do leite


•    RS possui laboratório especializado em análise da qualidade do leite e é acessível para os produtores.

Desde julho de 2014 os produtores gaúchos de leite podem obter informações sobre a qualidade do leite que estão produzindo. Com a instalação do Serviço de Análise do Rebanho Leiteiro (SARLE), na Universidade de Passo Fundo (UPF) em Passo Fundo (RS) pioneiro no Estado, é possível consultar todas as análises que são feitas pelo laboratório, do leite retirado na propriedade. 

Conforme explica Carlos Bondan, professor da Universidade e coordenador do laboratório, assim que a análise é finalizada, seus resultados vão para um portal na internet, para que o produtor possa verificar o resultado. No descritivo do exame são apontados, caso hajam, possíveis problemas encontrados nas amostras e como resolvê-los para não acontecer mais. “Seguimos os padrões determinados pelo Ministério da Agricultura, através da Instrução Normativa 62, para estabelecer os parâmetros e o resultado é publicado em até sete dias após a chegada da análise no SARLE”, assinala o professor que proferiu uma palestra sobre o tema, durante a 8ª Agrotecno Leite, evento especializado no setor e que está sendo realizado até o dia 25, no Campus da UPF. 

Bondan afirma que desde a abertura do laboratório já foram feitas mais de 130 mil análises mensais, abrangendo um universo de 45 mil produtores de todo o Estado. “Isto nos permite afirmar que o problema da qualidade do leite não está dentro da propriedade, com o produtor, e sim, em algum momento fora da porteira”, ressalta. Segundo ele o problema que mais se encontra no leite hoje é o elevado índice de células somáticas e contagem de bactérias totais “mas, quando este problema é detectado, o leite é descartado, garantindo a qualidade do produto ao consumidor”, assegura. 

O coordenador estará entre os painelistas do evento: “O caminho da qualidade do leite: da porteira ao consumidor final” que acontece na quinta feira, a partir das 14hs, no Centro de Eventos da UPF, em Passo Fundo, durante a Agrotecno Leite. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.