CI

Qualidade Total Rural capacita suinocultores mineiros

O programa permite entender e praticar os princípios e fundamentos da qualidade no gerenciamento dos negócios


Suinocultores do Triângulo Mineiro, Vale do Piranga e Alto Paranaíba estão sendo capacitados pelo Programa SEBRAE de Gestão da Qualidade Total Rural, realizado por meio do PNDS. O programa permite aos empresários do setor agropecuário entender e praticar os princípios e fundamentos da qualidade no gerenciamento dos negócios, com o objetivo melhorar a qualidade de vida e a renda das pessoas que trabalham na empresa rural, alcançando excelência em produtos e serviços, utilizando o gerenciamento ou gestão pela qualidade. O curso, que teve início em novembro de 2010, será executado em um ano com 79 horas de treinamento e 23 horas de consultoria por propriedade rural.


Mais de 20 produtores da Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap) e também da Associação dos Suinocultores do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Astap) – estão na primeira etapa do treinamento, que acontece de fevereiro a maio e tem como tema principal a “A Conquista da Qualidade” que proporciona a implementação de ações e procedimentos que gerem resultados positivos por meio da satisfação do cliente e também auxilia na utilização das ferramentas da qualidade para uma gestão mais eficiente. O tema é dividido em quatro módulos: “Conhecendo a Qualidade”; “Qualidade no processo financeiro”; “Mandamentos da Qualidade e Solução de problemas em equipe”; e “Estratégia empresarial rural”, todos eles compostos de instrutória teórica e visita de acompanhamento.

A capacitação conta também mais três etapas: “D´Olho na Qualidade Rural”; “Melhorias de Processos” e “Compromisso com o Futuro”, que juntos buscam otimizar os recursos, melhorar o bem-estar físico, mental e social de todos, respeitando a relação com o meio ambiente, além de elaborar um planejamento do desenvolvimento de competências da propriedade, bem como montar um plano de ação com critério de seleção e avaliação de desempenho dos fornecedores.


De acordo com o Presidente da Astap, Altair Olímpio de Oliveira, as perspectivas dos suinocultores filiados à entidade são as melhores possíveis, considerando os resultados do QT Rural em outras regiões. Fernando Soares, presidente da Assuvap, acredita que “O programa possui um grande potencial, especialmente para evoluir o nível de organização de nossas granjas”. O mesmo pensa Leomar Eugenio, gerente da Granja Cinco Estrelas, que se diz muito empolgado com as mudanças que as informações dos módulos trarão para a gerência da propriedade. “Acredito que são grandes os benefícios para nossa gestão a partir das técnicas e processos que estamos aprendendo”, finaliza o gerente. Já para José Lucio dos Santos, da Granja Piglandia, em Viçosa, o curso é de grande importância para que o agricultor possa se profissionalizar cada vez mais. “Nessas horas temos que aproveitar a oportunidade para buscar novos conhecimentos, aplicando na propriedade as práticas apresentadas”, e destaca “Com certeza você vamos ter sucesso”.

As informações são da assessoria de imprensa da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.